Conheça Brusque - SC


Brusque é uma cidade de Santa Catarina com 112.763 mil habitantes. É considerada uma cidade média e é também a 11ª maior cidade em população no estado de Santa Catarina. Faz divisa com Gaspar, Guabiruba, Botuverá, Canelinha, Itajaí, Nova Trento e Camboriú.


Com altíssimo desenvolvimento humano, Brusque é uma cidade onde o nível de vida é de excelente qualidade, pois a educação, saúde e lazer em Brusque possui repercussão imediata. Sendo, portanto, uma cidade com custo de vida elevado e baixo índice de criminalidade; homicídios são bem raros.


É a terra onde ainda se ouve o barulho dos teares. Brusque é considerada o berço da fiação catarinense, sendo que muitas fábricas de fiação tiveram início em solo brusquense, inclusive a Buettner, que foi uma das primeiras empresas instaladas no município e a mesma fabricou as cortinas do Palácio do Catete no Rio de Janeiro no início do século XX.


A construção civil em Brusque é um detalhe a parte. Boa parte das casas ainda são feitas de madeira e há o tradicional sótão e jardineiras nas janelas, como era costume na Alemanha, pois Brusque foi colonizado por imigrantes alemães, italianos e poloneses. Brusque ainda mantém as tradições europeias, como as festas alemãs e italianas, pois os brusquenses desfilem com trajes típicos na tradicional Fenarreco (Festa Nacional do Marreco).


As pessoas de Brusque são em sua maioria todas claras e loiras, devido a colonização alemã e italiana.
Há ainda em Brusque a grande influência do Luteranismo, além da tradição Católica e outras igrejas do ramo evangélico.


A culinária é tipica catarinense, mas o prato típico da região é o marreco com repolho roxo. Devido a herança alemã e italiana, e Brusque se encontra uma infinidade de padarias e docerias, com tradicionais bolos, cucas e geleias. Os cafés coloniais também são bem tradicionais em Brusque, pois é comum se ver nas casas do brusquenses mesas fartas com variadas comidas e doces, além da tradicional cuca.
As construções de Brusque ainda mantém as tradições alemãs, pois as casas são todas bem construídas e há muitas quedas d'água nos telhados; há muitos jardins belíssimos por toda a cidade e as casas ainda mantém seus muros baixos ou cerquinhas de mais ou menos um metro de altura. Nas casas também as pessoas constroem jardim muito floridos e é raro em Brusque encontrar alguma casa sem um belo jardim na entrada.


O clima em Brusque é muito úmido, pois seus verões são quentes e abafados e com invernos rigoroso e longos. A maior parte do ano, o céu de Brusque é cinzento e nublado e nas matas que cercam a cidade se pode ver uma névoa fumacenta. Nos invernos rigorosos de Brusque pode se ver a água brotando do chão ou mesmo escorrendo das paredes das casas. As residências possuem uma pequena abertura logo abaixo do telhado, com a finalidade de evitar a umidade.


Brusque é uma cidade agradável e com bom clima para se viver, sendo considerada a segunda melhor cidade do estado de Santa Catarina e é a primeira cidade do estado com maior índice de automóveis por número de habitantes. Acidentes de carro em Brusque são bem comuns, assim como os atos de suicídio.
Os brusquenses são um povo festeiro e hospitaleiro, pois o visitante estranha um pouco os hábitos peculiares de Brusque e o sotaque com chiado dos brusquenses, que de início não dá para entender o que os catarinenses estão falando. Mas, em Brusque o visitante pode encontrar bons hoteis para se hospedar, como exemplo o hotel Gracher, localizado no centro da cidade, além das lojas de roupas e a famosa Havan, para quem pretende fazer boas compras.


Enfim, Brusque possui uma variedade de novidades e entretenimento, pois a cidade é bem cuidada e com jardins espalhados por toda a parte, além de contar com a culinária típica, festas alemãs e o seu povo que mantém as tradições europeias, tanto nos costumes quanto nas construções, pois, em Brusque, as casas dos habitantes são estilosas, verdadeiros cromos, umas teteias.

Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...