Como os dinossauros foram exterminados?
Os dinossauros eram animais grandes e selvagens que habitaram a terra, por volta de aproximadamente trinta milhões de anos. Haviam dinossauros espalhados por toda a terra e inclusive nos oceanos. Eles se alimentavam de plantas, frutas e na maioria das vezes eram comumente carnívoros.
O termo dinossauro deriva do grego e literalmente significa "lagarto terrível".
Contudo, se existisse os seres humanos na época dos dinossauros seria pouco provável a nossa existência na terra, pois eles eram animais muito agressivos e dominavam o espaço onde viviam. Alguns grandalhões chegavam a medir metros de distância e possuíam um coração enorme, do tamanho de um fusca, só para se ter ideia de como os dinossauros eram gigantescos.
Mas como nada fica para semente no planeta terra, o império desses grandalhões também teve seu fim e coloca trágico nisso.
A ideia mais aceita pelos cientistas é de que um meteoro tenha se chocado com a terra, caindo precisamente onde atualmente está o golfo do México e a Flórida nos Estados Unidos.
O impacto foi tão violento que extensos territórios foram inundados em segundos e bilhões de dinossauros foram carbonizados instantaneamente.
Há quatro hipóteses que justificam o extermínio dos dinossauros da terra. A primeira hipótese seria que eles teriam morrido carbonizados. A segunda hipótese, muitos deles morreram afogados, pois o impacto foi tão violento que levantou uma gigantesca onde marinha, o que invadiu grandes proporções de terras em segundos.
A terceira é o fato de que com o impacto, levantou-se também um espessa camada de poeira que ficou no limite entre a terra e a lua, deixando o planeta imediatamente nas trevas.
A quarta e última hipótese, é que devido a escuridão que tomou conta do planeta, a terra ficou impossibilitada de receber a luz do sol e muitos dinossauros morreram de frio e com a falta de luz, as plantas não produzem a fotossíntese e, com isso a cadeia alimentar dos dinossauros ficou comprometida.
A espessa camada de poeira perdurou por muitos séculos e a terra entrou na era do gelo e, consequentemente nenhum dinossauro conseguiria sobreviver mediante a catástrofe natural, considerada a maior tragédia da terra no fim do período cretáceo.
Por Guilherme Paixão Campelo
Assinar:
Postar comentários (Atom)