O que é a primavera? Saiba mais sobre esta estação do ano



A primavera marca o cenário paisagístico com tardes lívidas e amenas, é a estação mais esperada pelas pessoas, pois o aroma das flores e a primazia deixam as pessoas contagiadas pela beleza que a primavera proporciona, enfeitando a paisagem e deixando o mundo mais colorido e sutil.

Estações do ano

As estações do ano são causadas por causa da inclinação da Terra em relação ao sol, devido ao movimento de translação são observados na natureza algumas mudança no clima, o que constitui nas 4 estações.

Antigamente, o ano era dividido em duas partes, o período quente, do latim – Ver, que possuía três fases distintas: Prima Vera – primeiro verão – pois apresentava um clima com temperaturas moderadas. O Tempus Veranus – tempo da frutificação, o outono conhecido atualmente, onde a temperatura e a umidade eram elevadas e o Aesttivum – estio, é o verão propriamente dito, temperaturas elevadas e umidade baixa.
A segunda parte era o período frio, em latim – hiems, que era divido em duas fases: Tempus autumnus – tempo do ocaso, havendo declínio na temperatura de forma gradual até chegar no Tempus Hibernus, ao qual caracterizava a natureza por dia de frio rigorosos, precipitação de neve e a fertilidade da fauna e flora eram encerradas.

Características da Primavera

A primavera é considerada a mais bela estação do ano, é a estação da harmonia e do amor, pois carrega um ar de romantismo. Mas a primavera é nada mais que a estação das flores, pois o reflorescimento da flora traz sensações de tranquilidade, as cores dão ao ambiente uma agradável leveza.


No hemisfério norte, a primavera é conhecida com “Primavera Boreal” e “Primavera Austral” no hemisfério sul, tendo início no dia 22 de setembro e se finda no dia 21 de dezembro.
A temperatura na primavera é instável, não há distinções entre frio e calor e sendo a flora a principal característica de reflorescimento e também a época que a fauna se reproduz. As flores mais destacadas na primavera são: Rosas, Margaridas. Jasmins, Orquídeas, Girassóis, Lírios, Dedaleiras, entre outras. Sendo uma estação propícia para presentear aos outros com buques de flores, tanto por amigos quanto por namorados.

As floriculturas em relação à primavera

Muitos proprietários de floriculturas alegam satisfação nesse período, pois a venda com flores e buques é bem procurada do que em qualquer época do ano.
O buque mais procurado se constitui no “Buquê do Campo”, sendo que as flores do campo ganham presença durante a primavera e são raras as suas manifestações em outras épocas.
Para aquelas pessoas que cultivam jardins em casa, a primavera também é a época certa para o replantio de mudas e as casas ficam mais enfeitadas e o comércio passa a lucrar na venda com flores.

A primavera do ponto de vista da astronomia

A primavera possui duas divisões, entre o hemisfério sul e norte, pois a sua duração nas regiões polares são mais breves e começa tardiamente.


No hemisfério sul, a data de início da primavera é Setembro ou equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro e no hemisfério norte, inicia-se com o equinócio de Março e termina no solstício de junho.
No dia do equinócio, fenômeno comum na Europa e nos países escandinavos, é comum o dia e a noite terem a mesma duração e na primavera os dias são mais longos, ao contrário do inverno, onde as noites são mais extensas.


As divisões das estações do ano em algumas partes do mundo

A inclinação da Terra em relação ao sol trouxe ao Ocidente a divisão de 4 estações ao longo do ano. Em muitas culturas, principalmente no Oriente, a China as estações são mais longas, com 5 divisões e na Índia restrita em apenas 3 estações: período quente (verão), período frio e estação chuvosa.

Por Guilherme Paixão Campelo







2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Guilherme entrei recentimente nesce mundo de bloggar e fiquei maravilhado o como tem ajudado no meu trabalho e a oportunidade de fazer novas amizades gostaria de parabenizar pelo seu espaço e desejar sucesso no seu blog
Um grande abraço

Motosofia disse...

Olá Rodrigo, que bom que gostasse do artigo, tentamos escrever algo que contribua para os leitores e seguidores do blog. Obrigado pelo seu comentários e pelos parabéns!!! Estamos no início. Qualquer coisa escreva, para trocar ideias. Grannnnnde [ ];

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...