Jesus não nasceu dia 25 de Dezembro: a data que você não sabia e outras curiosidades


O natal é uma data belíssima, sem sombra de dúvida. As cidades ficam iluminadas e as pessoas esperam pela chegada do Papai Noel. Isso mesmo, disse Papai Noel. O menino Jesus é a segunda opção de espera para a maioria, principalmente as crianças. Também no natal, as pessoas costumam ficar boas e começam a fazer caridade, como distribuir cestas para os famintos, começam as campanhas de um "Natal Sem Fome". Mas porque no natal as pessoas se lembram de fazer isso tudo, será que os necessitados só sentem fome no natal?  Mas não existe nenhuma campanha com o nome "Um ano todo sem fome".


Pois bem, o natal é uma festa maravilhosa, onde se ganha presentes e reúne a família para a ceia. É muita bebida e comemoração do nascimento do Menino Jesus.
Mas, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? Não. Esta data foi usurpada da tradição pagã, pois em Roma, antes do Cristianismo, o dia 25 era o dia do nascimento do deus sol. Com a ascensão do cristianismo romano, as tradições pagãs foram extintas e esta data passou a ser considerada a data oficial do nascimento de Cristo.
Mas se pergunta: quando Jesus nasceu? Para começar na Bíblia não menciona a data do seu nascimento. Mas, a história tem sua participação fundamental quanto ao esclarecimento de datas e acontecimentos. É certo que Maria e José foram até Belém para recensear, quando ainda Quirino era governador da Síria. Era costume naquele tempo que as pessoas se dirigissem a outras cidades para o censo romano. 
Maria e José se dirigiam a Belém numa caravana, quando no meio do caminho, Maria precisou interromper a viagem para dar a luz ao seu primogênito.


A data que Maria deu a luz a Jesus Cristo não foi 25 de dezembro, é o que confirma os livros de registro que estão no arquivo do Fórum de Roma. A data em que Jesus nasceu é precisamente, 07 de março de 748 ou 749 de Roma.

Quando houve a reforma do calendário ocidental, mencionando que Jesus havia nascido no século I, que dá início a nossa era, ele já tinha 7 anos de idade. Portando, Jesus não morreu com 33 anos e sim com quase 40 anos.


Também no natal se propaga muito sobre o Papai Noel, que é o bom velhinho que trás presentes, na verdade, isso não passa de marketing, pois com ele as vendas aumentam astronomicamente no natal, pois as crianças acham que é o Papai Noel que trás presentes e anda num trenó. A lenda mais aceita é que havia um bispo chamado Nicolau que na época do natal distribuía brinquedos para as crianças pobres de sua diocese. Nicolau saía com uma sacola e colocava os presentes na porta das casas e sua vestimenta era marrom, a cor do habito que usava.


As cores da roupa do Papai Noel, vermelha e branca, são as mesmas cores da marca Coca Cola, ou seja, a Coca Cola pagou uma quantia grandiosa em dinheiro para que o ícone do Natal usasse as cores da marca, como forma de divulgação.


Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...