Por que estudar latim hoje?



Quando se fala em estudar latim hoje em dia todo mundo ou a maioria logo pensa: "Latim é língua morta". "Ich, coisa de padre". "Deus me livre com esse idioma, ninguém merece". E assim por diante.
Se você pensa dessa forma, sinto em decepcioná-lo, suas conclusões pessoais podem estar erradas. Pois bem, o latim é uma língua morta. Em nenhum país do mundo se fala latim fluentemente. Mas, por que estudar latim?

Primeiramente devemos entender o contexto histórico deste idioma clássico na história da civilização ocidental. O latim foi por muitos séculos a língua falada em todo o mundo. Boa parte dos livros e manuscritos da antiguidade e da Idade Média estão escritos em latim. A ciência, filosofia, teologia e outras áreas do conhecimento ainda mantém um vasto acervo em língua latina.
Mas foi este idioma tão temido pelos estudantes antigamente, que deu origem aos idiomas modernos: francês, italiano (considerado o latim moderno), espanhol, romeno e português - última flor do Lácio.


Em muitos países da Europa, o latim ainda é muito estudado, ou seja, os europeus não perderam este legado de se estudar latim, sendo que a Europa é a terra mãe do latim.
Dizer que o antigo idioma dos romanos é coisa de padre é proferir uma afirmação generalizada. A Igreja utilizou o latim como língua oficial devido o império romano, que dominava o mundo. Por ser o idioma universal, a Igreja queria falar igualmente com todos os fiéis em qualquer parte do mundo.
Se você for passear por Roma, ainda poderá ver algumas informações em latim na parte histórica da capital mais antiga do mundo, assim como no Vaticano, onde  ainda nos caixas eletrônicos, o usuário recebe todas as instruções bancárias em latim.


Na Inglaterra, muitos locais públicos ainda possuem instruções em inglês e latim. 
Estudar latim aprimora o raciocínio abstrato e analítico. Aumenta o poder de concentração e organiza o pensamento, pois é uma língua lógica e sintética. O estudo do latim disciplina a mente e amplia o senso crítico, além de contribuir para a compreensão da língua portuguesa e entender regras gramaticais, algumas vezes quase inexplicáveis.
Quem estuda latim, entende a origem das palavras, a essência. Ajuda a responder porque uma determinada palavra é escrita de tal forma e não de outra.  Da onde vem a palavra Domingo? Porque se escreve exterior e nao "esterior"? Por que se escreve exilado ao invés de "ezilado"? Bom, domingo vem de dominus, que significa Senhor, por isso Domingo é o dia do Senhor. Exterior remete-se ao termo latino exitus - fora. Exterior é referente a estar fora, a mesma coisa com exilado, de ex - fora, expulso.


Muitas palavras possuem fundamentos latinos, como apicultura - apis - abelha, satisfeito - satis - bastante, manual, de manus, com as mãos.
Estudar latim hoje é fundamental para a compreensão da língua portuguesa, além de ajudar a escrever corretamente as palavras e não ter dúvidas sobre  uma determinada palavra se escreve com X, S ou Z. Assim como você que navega pela internet, o termo internauta é meramente latino - nauta, que dizer marinheiro, navegador.



Por Guilherme P. Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...