Lavagem a seco: como fazer



Há muito tempo a humanidade tem o costume de lavar as roupas que se usa no dia a dia. As culturas mais antigas lavavam as roupas em córregos e rios, de forma primitiva e rudimentar.
Hoje em dia, com a tecnologia, os métodos de lavagem de roupas modificaram drasticamente com o surgimento da máquina de lavar. Basta acionar um botão e a máquina de lavar roupas faz toda a tarefa que uma pessoa devia fazer manualmente.


A lavagem a seco é ainda mais audaz em inovação, pois este método lava as roupas sem utilizar água, mas envolve solventes específicos para a limpeza das roupas. Este método é chamado de lavagem a seco, porque não faz uso da água e sim produtos químicos, como álcool e varsol.

A lavagem a seco surgiu acidentalmente em 1855, nos Estados Unidos. Jean Jolly percebeu uma toalha de mesa ficava mais limpa depois que sua empregada derrubou querosene de uma lamparina, por acidente.

No início do processo de lavagem a seco, eram utilizados gasolina e querosene, mas a partir da Segunda Guerra Mundial, a gasolina e querosene foram substituídos por solventes como: tetracloreto de carbono e tricloroetileno.

Mas você pode lavar suas roupas a seco sem ter que mandar suas roupas para uma lavanderia específica para esta finalidade.
Você provavelmente possui alguma peça de roupa que precisa ser lavado a seco obrigatoriamente e estas informações estão contidas na etiqueta da roupa.

Para isso, você deve lavar as roupas sem o auxílio de água e fazendo uso de solventes. O solvente age limpando os fios dos tecidos removendo a sujeira com facilidade.
Contudo, no mercado existem kits de lavagem a seco que dispensam a utilização de água no processo de lavagem.

Se você pretende lavar suas roupas em casa pelo método de lavagem a seco, deverá possui uma secadora para completar o processo de lavagem.
Se a roupas apresentam sujeiras como, por exemplo, manchas de óleo ou graxa, você pode utilizar o varsol, que é facilmente encontrado em casas de tintas ou supermercado.
A lavagem a seco evita que as roupas desbotam ou encolham, como acontece com alguns tecidos, como por exemplo, a lã e a seda.
Para a lavagem de malha e lã a seco, você pode usar o álcool comum e seguir alguns passos básicos.

Coloque álcool comum numa bacia e em seguida coloque a suas roupas. Esfregue com as mãos os locais sujos do tecido. Em seguida, jogue o álcool fora e torça as roupas. Repita esta etapa novamente e acrescente mais álcool para a lavagem.
Para finalizar, utilize uma toalha qualquer para retirar o excesso de álcool da roupas e as coloque para secar a sombra.
Os produtos que você utiliza na lavagem a seco são altamente inflamáveis, por isso tome muito cuidado ao manusear estes produtos químicos, evitando faíscas e calor excessivo durante a lavagem de suas roupas.


 Por Guilherme Paixão Campelo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...