Aprender latim: o menino mentiroso


A leitura de textos em latim é uma alternativa para quem pretende descobrir os mistérios da antiga língua dos romanos. Estudar as declinações latinas é o ponto de partida para entender o latim, mas o idioma não se restringe somente a isso, decorar tábulas declináveis dos substantivos e distinguir os casos que formam a estrutura das declinações.
Para os interessados em aprender latim, ler e interpretar textos é uma forma de entender as declinações latinas e também perceber quando elas são aplicadas na oração que formam o texto.
Este texto é um clássico da gramática latina, extraído da obra Programa de latim do padre Júlio Comba.

O Menino mentiroso

Puer dum agnos pascit in prato, clamat per iocum: Ecce lupus, succurrite, succurrite! __ Socii accurrunt pavidi: puer credulos deridet. Paulo post lupus vere venit, agnos laniat et devorat. Tum puer clamat similliter: Ecce lupus, succurrite, succurrite! __ Sed frusta, quia socii, semel decepti, auxilium negant.


O canto da Verônica

Este canto litúrgico é comum durante a semana santa em algumas regiões brasileiras. Segundo a tradição católica, Verônica enxugou o rosto de Jesus Cristo durante a via dolorosa e o rosto de Cristo ficou impresso no lenço.

Ó vos omnes, qui transitis per via.
Atendite et videte. Se es dolor.
Sicut dolor meus.
Similis dolor meus.
Dolor meus.

Por Guilherme Paixão Campelo


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...