Aprender latim: o menino mentiroso


A leitura de textos em latim é uma alternativa para quem pretende descobrir os mistérios da antiga língua dos romanos. Estudar as declinações latinas é o ponto de partida para entender o latim, mas o idioma não se restringe somente a isso, decorar tábulas declináveis dos substantivos e distinguir os casos que formam a estrutura das declinações.
Para os interessados em aprender latim, ler e interpretar textos é uma forma de entender as declinações latinas e também perceber quando elas são aplicadas na oração que formam o texto.
Este texto é um clássico da gramática latina, extraído da obra Programa de latim do padre Júlio Comba.

O Menino mentiroso

Puer dum agnos pascit in prato, clamat per iocum: Ecce lupus, succurrite, succurrite! __ Socii accurrunt pavidi: puer credulos deridet. Paulo post lupus vere venit, agnos laniat et devorat. Tum puer clamat similliter: Ecce lupus, succurrite, succurrite! __ Sed frusta, quia socii, semel decepti, auxilium negant.


O canto da Verônica

Este canto litúrgico é comum durante a semana santa em algumas regiões brasileiras. Segundo a tradição católica, Verônica enxugou o rosto de Jesus Cristo durante a via dolorosa e o rosto de Cristo ficou impresso no lenço.

Ó vos omnes, qui transitis per via.
Atendite et videte. Se es dolor.
Sicut dolor meus.
Similis dolor meus.
Dolor meus.

Por Guilherme Paixão Campelo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...