Por que existe a mentira?


Quem nunca contou uma mentirinha que fosse, que atire a primeira pedra. Todo mundo já contou uma mentir alguma vez na vida, para sair de alguma enrascada, mas há pessoas que mentem por compulsão, ou seja, vivem o tempo todo mentindo e inventando histórias.


Estudos sobre este comportamento revelam que a mentira faz parte do cotidiano das pessoas, senão o mundo tornaria uma confusão sem fim e a vida das pessoas ia se tornar um verdadeiro caus.
A mentira funciona como uma almofada que reduz o impacto da verdade. Sendo assim, se na realidade fôssemos falar somente a verdade do que realmente pensamos sobre as pessoas, ia ser briga na certa.


Contudo, poderíamos dizer com total certeza para uma pessoa: "Nossa! seu traje está ridículo". Mas se uma pessoa nos pergunta se ela está bem vestida, mesmo que não esteja, por natureza, costumamos omitir a verdade, para não magoar a pessoa, que de fato, está mal arrumada.


A mentira não pode viver sem a verdade, se fosse assim, então não haveria verdade. O que torna a verdade uma verdade, é pelo simples fato da mentira existir. Ou seja, a mentira faz parte da convivência humana e muitas vezes mentimos, não por hábito, mas sim para escapar de confrontos maiores.

 Por Guilherme Paixão Campelo
tags: mentira, verdade, realidade, convivência humana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...