Santa Catarina é o decimo primeiro estado mais populoso do país e há 293 municípios e sua capital é Florianópolis, a segunda maior cidade do estado. A língua oficial do estado é a Língua Portuguesa, mas em várias cidades, ainda se fala alemão e italiano com muita frequência. Santa Catarina também é conhecida como a terra onde a chuva cai em forma de neve.
Elencar as belezas naturais de Santa Catarina é como descrever um país, pois a paisagem de Santa Catarina é um colírio para os olhos, uma visão de glória. O céu é mais azul do que em outras partes do Brasil e faz um contraste fabuloso entre a vegetação, que se vangloria por manter um verde muito vivo e intenso.
A paisagem de Santa Catarina é caracterizada por um névoa esfumaçenta no horizonte e a umidade é muito acentuada em várias regiões catarinenses.
O inverno em Santa Catarina é muito rigoroso, pois chega mesmo a nevar nas serras catarinenses e as geadas são frequentes. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e não há secas prolongadas. As quatro estacões do ano - primavera, verão, outono e inverno - em Santa Catarina se regulam perfeitamente.
Como não há secas nas regiões catarinenses, o volume de água é muito constante. É comum em Santa Catarina encontrar muitas nascentes e minas, a água brota do chão, até mesmo nas ruas de alguns munícipios.
A colonização de Santa Catarina é alemã e italiana, sendo que ha povos de outras etnias. No estado é pouco comum a incidência de afro-descendentes, pois nessa região do Brasil a escravidão não teve muito predomínio.
O povo de Santa Catarina é em sua maioria galega com olhos azuis (descendentes de alemão) e italianos, além de outros povos, como os açorianos que colonizaram a ilha de Florianópolis e outras cidades litorâneas.
O estado também é famoso pela qualidade de vida e ainda há uma crença errônea de que em Santa Catarina não existe a pobreza. Santa Catarina é considerado o melhor lugar para se viver, pois é um estado com baixíssimo índice de violência, sendo que em algumas cidades do interior, as casas não possuem muros e as pessoas dormem com as janelas abertas.
O povo de Santa Catarina dão muito valor aos jardins, sendo que os moradores constroem lindos jardins e ornamentam as janelas das casas com jardineiras, como era na Alemanha antigamente. As cidades também são todas floridas, com belos jardins e alamedas que são um colírio para os olhos, pois há flores de todas qualidades e com variadas cores. Outra particularidade em Santa Catarina é a limpeza das cidades, pois não se vê ruas com lixos espalhados nem vandalismo. As pessoas cuidam dos lugares onde residem e as ruas e calçadas são muito cuidadas, além das praças e outros pontos públicos.
Quanto a arquitetura de Santa Catarina há muito o que se dizer. As casas são em estilo alemão e europeu, ainda há muitas casas em estilo enxaimel, principalmente em Blumenau, São Bento do Sul e Pomerode. É em Santa Catarina que há o maior acervo desse estilo arquitetônico na América Latina, perdendo somente para a Alemanha.
As casas são bem construídas e algumas ainda possui o tradicional sótão, e nas janelas há jardineiras repletas de flores coloridas e variadas. Algumas casas são construídas de madeiras e outras parecem casas de bonecas, pois os telhados possui várias quedas e estilos.
As residências ainda não possuem muros altíssimos e sim muros baixos, pois a tranquilidade em Santa Catarina ainda é muito comum, sendo que o estado é considerado a segunda federação mais pacata do pais, perdendo somente para o Acre.
Se você quer conhecer um paraíso aqui no Brasil, não deixe de visitar Santa Catarina e suas belezas naturais e praias lindíssimas. Para viver um pouco da cultura alemã e italiana, Santa Catarina é uma ótima opção para vislumbrar um pedaço da Europa no Brasil, ou seja, um pedaço do paraíso na terra.
Por Guilherme Paixão Campelo
tags: Santa Catarina, tranquilidade, enxaimel, alemão, Florianópolis