Como evitar mofo em gavetas - Veja dicas


O mofo é o vilão da casa de qualquer pessoa. De forma inconveniente, o mofo se instala em nossas casas e invadem tudo que encontra pela frente.
Na região sul e sudeste do Brasil, onde as chuvas são mais freqüentes, o mofo se multiplica rapidamente e para eliminá-los é uma luta constante.
O mofo, geralmente se prolifera em locais quentes e úmidos, e o ideal para se evitar mofo em casa, é abrir as janelas e deixar o ar circular no ambiente. Deixar o sol invadir os cômodos da casa acabando com a umidade evitando que mofo se instala com facilidade.
Mas há algumas casas que mesmo abrindo as janelas, o mofo é uma ameaça contínua, apoderando-se das gavetas e destruindo as roupas e outros objetos.



Como Evitar Mofo em Gavetas

A umidade é a principal responsável pelo mofo e ele é caracterizado por uma película preto e branco com odor característico. O mofo em gavetas é inevitável em muitos casos; sendo que os fungos se multiplicam em lugares escuros e onde há maior incidência de umidade.

Veja algumas dicas de como evitar mofos em gavetas:

1. Para absorver a umidade e acabar com o mofo, coloque em uma caixa pequena um pouco de bicarbonato de sódio na gaveta;
2. Faça alguns saquinhos de tule com giz escolar. Você também pode usar giz colorido;
3. Forre a gaveta com jornais. Esse método ajuda a absorver a unidade e substitua o jornal pelo menos uma vez por semana;


4. Faça uma limpeza nas gavetas sempre que possível e as deixem expostas ao sol;
5. Utilize solução à base de lixívia para eliminar o mofo, pois a lixívia evita a multiplicação dos fungos;
6. Para preparar a lixívia, acrescente ¾ xícara de lixívia em um litro de água. Utilize luvas de borracha para se proteger dos espirros da solução e a mecha com uma colher de plástico;
7. Para aplicar a solução de lixívia, utilize uma esponja ou uma flanela retirando o excesso da solução e passe no interior da gaveta, e em seguida a deixe secar ao sol;


8. Utilize água sanitária misturada com água e passe na gaveta com o auxílio de uma flanela ou estopa;
9. Deixe as gavetas abertas por cerca de 30 minutos diariamente;
10. Evite colocar as roupas das gavetas em sacos plásticos;

Cuidados Para Acabar com o Mofo em Casa

Antes de acabar com o mofo em suas gavetas, primeiramente você deve acabar com o mofo em outras partes da casa.
Atente para as infiltrações espalhadas pela casa e tente evitá-las com revisões regulares, principalmente nos telhados e áreas externas.
As rachaduras permitem que as águas das chuvas infiltrem pelas brechas, deixando a casa úmida facilitando que os fungos se proliferem.


Para evitar mofo em casa, cuide das infiltrações e rachaduras; tapetes e carpetes também devem ser evitados em lugares onde há maior incidência de mofo.
Para limpar a casa e evitar a proliferação do mofo, utilize vinagre para limpar os cômodos da sua casa. O ácido acético possui a capacidade de combater os fungos que constituem o mofo.

Conclusão

Existem maneiras fáceis de liquidar com o mofo em gavetas e em outras partes da casa. Você deve evitar o mofo de forma geral, pois não adiante se preocupar com o mofo que afeta as gavetas e ignorar outras partes da sua casa.


Mas para evitar o mofo de forma geral e não ter grandes problemas de saúde, o ideal é ventilar a casa. Tome atitude antes que o mofo tome conta de tudo. Cuide-se para não ter surpresas desagradáveis.

Por Guilherme Paixão Campelo & Rende Così

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...