Conheça os efeitos dos anabolizantes e quais são os mais usados


O que são anabolizantes?

Os anabolizantes são também conhecidos como esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS), denominando uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos, favorecendo o crescimento muscular rapidamente. Os anabolizantes alteram o desenvolvimento de diversos tecidos, inclusive o muscular e o ósseo. Estes medicamentos são derivados do hormônio sexual masculino, a testosterona. Os anabólicos podem ser administrados por via oral ou injetável (a maioria dos casos).
Os efeitos no organismo são bem característicos, como por exemplo, aumento da síntese protéica a partir de aminoácidos e aumento da massa e força muscular. O aumento de apetite também é um sintoma que se manifesta na maioria dos usuários de anabolizantes, além de aumento da clitores em mulheres e aumento de pêlos púbicos, barba e peito e outras partes dos membros.


Os efeitos colaterais se manifestam alterando a morfologia do ventrículo esquerdo e aumento excessivo da gengiva. Normalmente os homens reclamam da infertilidade e impotência, decorrente do uso prolongado desses medicamentos. Outro perigo eminente quanto ao consumo de anabólicos é problemas cardíacos, em alguns casos podendo levar a pessoa a morte, por infarto ou parada cardíaca.

Tipos de anabolizantes

Anavar

Também conhecida como Oxandrolone. Esta droga foi comercializada na década de 1960 em diversos países do mundo. Anavar é um anabólico moderado e com efeitos brandos sobre o organismo humano e as mulheres costumam usar esta droga andrógina, os efeitos desta droga é aumento da força muscular e amplia os depósitos de fósforo creatina intracelular.

Anabolicum Vister

Esta droga é usada no tratamento por mulheres na fase da pós-menopausa e também no tratamento de sintomas relacionados com o envelhecimento precoce. É uma droga altamente tóxica para o fígado e possui efeitos anabólicos restritos e alguns atletas costumam usar este anabólico por não apresentar efeitos tão rápidos em relação aos demais.



Anabol

Também conhecida como Dinabol, sendo que este anabolizante está fora do mercado com este nome. É um esteróide oral muito popular pelos jovens. Em doses bem administradas apresenta-se bastante androgênica, causando ganhos de força e volume muscular em poucas semanas de uso. Pode causar acne e também ginecomastia (aumento de mamilos).



Deca-durabolin

É uma droga muito utilizada pelos jovens atletas, pois seu resultado é muito rápido, sendo que este tipo de droga é injetável e dura cerca de quinze dias os efeitos musculosos. Alguns atletas dizem que chegam a perder muita água com essa droga nas competições. A Deca é muito utilizada para aplacar as dores devido ao treinamento intenso nas competições.

Hemogenin

Esta droga é muito popular entre os jovens por ser oral. O Hemogenin causa aumento da força e massa muscular muito rápido, dentro de 3 dias o usuário já está com um corpo definido e com músculos. Este esteróide é altamente perigoso à saúde, principalmente nocivo ao fígado. Os usuários de Hemogenin tomam por precaução uma vitamina (Xantinon B12) para aplacar os impactos no organismo.

Efeitos colaterais e riscos

Os anabolizantes são frequentemente usados por atletas que querem ter um corpo definido e másculo. Portanto, as academias não proporciona um efeito desejado no princípio, o que faz muitas pessoas, a grande maioria homens, apelar para os efeitos dos anabolizantes. Os homens que usam anabolizantes podem sofrer o encolhimento dos testículos e redução na produção de esperma. Outro fator que afeta os homens é o desenvolvimento das mamas, fenômeno conhecido como ginecomastia.
As mulheres que usam anabólicos podem ficam com aparências masculinas e a voz pode engrossar consideravelmente, além do aumento de pêlos. As mamas diminuem.
Os adolescentes que usam essas drogas correm o inevitável risco de interromper o crescimento e desenvolvimento dos órgãos genitais.


Anabolizantes pode ser uma ameaça perigosa à saúde humana, pois seus efeitos nocivos podem causar mudanças na aparência e desenvolvem acnes, cabelos oleosos e nos homens, calvície.
Outro fator que os anabolizantes causam é afetar o comportamento psicológico dos usuários, pois as pessoas que usam essas drogas com freqüência possuem variações extremas de humor, como raiva ou euforia, além de irritabilidade e na maioria das vezes causa depressão.
Normalmente, os usuários de anabolizantes podem desenvolver manias, delírios e comportamento agressivo.
De acordo com o professor Fernando, até hoje não se sabe com exatidão quais os problemas ocasionados pelo uso de anabólicos e alguns danos são irreversíveis. Alguns casos devem ser analisados de forma exclusiva, pois em cada organismo, os anabolizantes possuem efeitos diversificados.
Em muitos casos, o dano na saúde é tão grave que não há opção de cura, sendo que muitas pessoas já morreram devido ao consumo dessas drogas.
Há campanhas que é contra o uso dessas drogas no ambiente esportivo, pois são realizadas muitas campanhas de conscientização, sendo que o uso de esteróides já se tornou um caso de saúde pública.
Tanto em homens quanto em mulheres, os efeitos dos esteróides são nocivos a saúde quanto a saúde psicológica, sendo normal aparecer: acnes, queda de cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos no sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial, ocasionando infarto do miocárdio e riscos de adquirir doenças transmissíveis, como AIDS e Hepatite.

Por que os adolescentes usam anabolizantes?

O número de adolescentes que fazem uso de anabolizantes tem aumentado consideravelmente. As academias não oferecem um corpo musculoso da noite para o dia, sendo que os anabolizantes conseguem fazer rapidamente. O uso de esteróides proporciona verdadeiros milagres no físico, fato é que os adolescentes ficam entusiasmados.
Ter um corpo “sarado” e barriga tanquinho, como se diz popularmente, é uma forma de conquistar e atrair olhares. Os jovens em geral desejam ser admirados e fazem qualquer sacrifício para manter o corpo em forma e esbelto.


Na Grécia antiga, os jovens ficavam meses fazendo treinamento a fim de conseguir o corpo ideal e com definições musculosas, pois era um costume na Grécia o jovem possuir músculos como um atributo masculino, pois representava a força, a coragem e, sobretudo, a masculinidade.



Este perfil grego hoje em dia está em desfalque, pois os adolescentes se preocupam com aparência e querem estar bem consigo mesmo e, por isso fazem uso de drogas (bombas) para conseguir rapidamente um resultado corporal que os jovens gregos demoravam vários meses para obter o corpo esbelto e cheio de músculos definidos.

Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...