Como se preparar para o parto nomal*


Antigamente as mulheres tinham seus bebês em casa com o auxílio de uma parteira e era comum essa prática e era raro quando alguém tinha os filhos em hospitais. O preparo para o parto em casa nem sempre era uma opção cogitada entre as famílias, apenas queriam que tudo desse certo durante o parto e as mães esperavam ansiosas por saber o sexo do bebê. Hoje esta realidade é diferente, as mulheres em geral fazem acompanhamento, como por exemplo, o pré-natal e o apoio da família e do companheiro é um fator que implica crucialmente no preparo para o parto normal.


 

Há algumas dicas para se preparar para o parto normal, começando por ignorar comentários desnecessários de algumas pessoas, alegando que o parto normal é muito doloroso, que é uma loucura. Você como ninguém sabe o que é melhor para você e o seu bebê, por isso não dê ouvidos.
Leia livros e revistas com relatos de partos normais e faça uma comparação entre as mulheres que tiveram complicações ao fazer uma cesariana e os casos de recuperação pós-parto.


Escolha qual o melhor local para você ter seu bebê, optando por um parto domiciliar ou hospitalar, escolha o local onde é seguro e se for num hospital particular conte com o auxilio de um médico de confiança, que atenta satisfatoriamente o seu parto, se for num hospital público conte com a sorte de qual médico será.
O interessante na gestação é desde os primeiros meses fazer um curso para gestantes, sendo que muitas maternidades oferecem este curso, nem sempre é gratuito, mas vale você investir e procurar se orientar, principalmente pelos cursos que direcionam para o parto humanizado.


Contratar uma Doula também é uma dica interessante, pois a Doula é uma profissional experiente que lhe auxiliará com apoio físico e emocional antes, durante a após o parto. O olhar que temos sobre o parto é meramente um procedimento médico e a Doula relembra fatores importantes quanto esta concepção, de que o parto é um procedimento natural, humanizado e fisiológico.
As pesquisas recentes pela Organização Mundial da Saúde revelam que as mulheres que são acompanhadas por Doulas passam a ter partos rápidos e fáceis, evitando sofrimentos desnecessários durante o parto.


Ainda mais o apoio da Doula diminui o risco de depressão pós-parto, que acomete muitas mulheres em todo o mundo.
Em todo momento você deverá manter a calma, seja antes ou durante o parto. Para se preparar melhor para este momento tão importante na sua vida, mude os hábitos alimentares e se alimente de forma saudável e não se esqueça de fazer exercícios regulares, ou mesmo algumas técnicas de yoga para preparar-se fisicamente quanto psicologicamente.


  Por Rende Così e Guilherme P. Campelo
Este artigo foi publicado em outros sites e blogs



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...