Como abrir uma empresa de TI


A Tecnologia da Informação está em ampla ascensão no mercado. Muitas pessoas estão investindo em abrir empresas de TI e ganhar muito dinheiro. Mas nem sempre um negócio próprio pode ser tão fácil no início. É preciso focar e ter ideias que superem os fracassos no início do empreendimento.


Abrir uma empresa de TI é preciso muita dedicação e  empenho do profissional, pois além da competência, é necessário principalmente muita estratégia e amplo conhecimento na área.
A área de Tecnologia da Informação requer do profissional muito estudo, pois com a crescente evolução tecnológica, os profissionais precisam estar atualizados para acompanhar as tendências do mercado.
Não basta apenas concluir a graduação de Tecnologia da Informação, mas sim investir em novos conhecimentos. Especializar-se numa determinada área de TI é uma excelente alternativa de estar por dentro do que gira no amplo mundo tecnológico.
Confira alguns passos para abrir uma empresa TI.

Espírito empreendedor

Se você pretende atuar como consultor de TI, é preciso ter espírito de empreendedor, pois você assumirá os dois lados do negócio: o bom e o ruim.
Assim que você apresenta seu cartão de visitas com orgulho, há por detrás uma carga altíssima de responsabilidades, correr atrás de clientes, pagar impostos entre outras coisas inerentes ao negócio próprio. 
Você será seu próprio patrão, então tenha em mente um foco e não se distancie dele. Administrações que começam erradas tendem a piorar ao longo do tempo. Tenha objetivos e metas para não cair no fracasso. A sociedade exige consultores qualificados e bem preparados. A dica é você se organizar e ter disciplina.



Medir ganhos e perdas

Ao investir numa empresa de TI, você deverá estar atento sobre as possibilidades de ganhos. Será que seus ganhos irão ultrapassar o salário de empregado? Especialistas apontam que os empreendedores de TI precisam ter ganhos superiores a 40% de um  funcionário de empresas tradicionais de TI. Este ganho precisa superar as despesas do negócio e as burocracias ao abrir um empresa, seja ela pequena ou não.


Correr atrás de clientes

Até o momento estava tudo bem, você já estava ciente das burocracias financeiras e administrativas. Portanto, essas questões podem ser bem solucionadas com a contratação de um bom contador. Mas e os clientes? Lembre-se, os clientes serão a vida do seu negócio, sem eles, a sua empresa de TI não terá sucesso nem lucro.
Mas conquistar o primeiro cliente é um passo desafiador e, os profissionais de TI não escapam dessa realidade, infelizmente. Para você que está inciando agora seu trabalho de consultor, é importante gerenciar uma rede de contatos e divulgar seu trabalho. A propaganda é a alma do negócio.


Muitos iniciantes usam uma tática muito conhecida: bater na porta dos clientes, o que resulta em muita pesquisa e perseverança.
Mas se você tiver a sorte de "Quem Indica" e conseguir atrair os seus primeiros clientes, o seu negócio terá bons retornos imediatos. A dica é saber se diferenciar no mercado, oferecendo serviços de qualidade e competência. Se você trabalhar seriamente e seus clientes gostarem do seu trabalho, eles indicarão seu negócio a outras pessoas.
Nada melhor que uma boa indicação, superando o poder de uma propaganda.
Por Guilherme P Campelo




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...