Veja como criar uma consciência ambiental nos projetos de TI


A Tecnologia da Informação ou TI está presente em todas as empresas, pois esta atividade é amplamente utilizada com propósito de melhorar e modernizar os negócios empresariais, com o objetivo de torná-las mais competitivas.

Com essa implantação dos recursos da Tecnologia da Informação, há algumas desvantagens quanto ao consumo desenfreado de recursos naturais do planeta.
Outro fator que se tem notado é o consumo excessivo de energia elétrica no setor de Tecnologia da Informação e o lixo eletrônico que é descartado no meio ambiente, gerando impactos e poluição.

Consciência ambiental e TI Verde


Mediante estes problemas, ocasionados pela tecnologia e seus empreendimentos, gestores e consultores de tecnologia estão preocupados com esse problema ambiental e com o propósito de aplacar o consumo excessivo de recursos, hoje em dia se conhece uma prática sustentável denominada de TI Verde. 
Tanto o governo quanto as empresas estão preocupadas com o descarte do lixo eletrônico, por essa razão, os gestores de TI estão apostando no projeto que visa aplacar os danos dos equipamentos de informática, como exemplo: impressoras e data centers, que contribui com 2% da emissão de CO2 (dióxido de carbono). 



Essa emissão de CO2 oriunda da área de TI é devido ao mau gerenciamento dos equipamentos de informática e por esta razão há uma preocupação em barrar estes danos ambientais e buscar melhorias para a efetividade energética no setor. 
Para evitar e diminuir os impactos, as consultorias para projetos de TI estão apostado em ações sustentáveis, como é o caso da TI Verde, que é a prática e a busca por alternativas que soluciona recursos computacionais de forma eficiente e que não cause danos ambientais.

Formas de aplicação da TI Verde 

Os gestores de TI devem definir metas e planos para a realização dessa prática dentro das empresas. Pois através da TI Verde, se pode economizar um percentual de 15% em energia elétrica. 
A estratégica para o desenvolvimento da TI Verde está voltada para a virtualização e consolidação de servidores, sendo isso uma estratégica essencial as práticas da TI Verde. 
As práticas de consolidação em muitos casos fazem reduzir a apenas um único servidor, possibilitando mais espaço físico e menos consumo de energia e refrigeração. 



Data Center 

Os centros de dados ou data centers também é outro setor da área de TI que está nos projetos de TI Verde, sendo que estas instalações de infraestrutura exigem refrigerações de seus servidores e com a consolidação de servidores, os consultores de projetos de TI acreditam na possibilidade de reduzir gastos com energia elétrica e refrigeração. Pois os consultores acreditam que as melhorias empregadas reduzem o consumo excessivo de energia e melhora a imagem da empresa em relação à sociedade, pois estão contribuindo para que haja um planeta mais sustentável.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...