Como ler um livro até o fim



É comum os brasileiros não terem tempo para ler um livro, seja ele pequeno ou volumoso, a verdade é que ninguém se dá ao trabalho de ler um livro. As bibliotecas sempre estão sempre vazias e pode até deixar uma livraria a Deus dará que ninguém rouba nenhum livro. 


Infelizmente, no Brasil são poucas as pessoas que são leitoras assíduas e  ler uma boa história de romance ou mesmo ficção é mergulhar num mundo fascinante de ideias. Quem tem o hábito de ler, aprimora a escrita e desenvolve melhor as ideias e ainda passa a escrever bem. 
Mas como ler um livro até o fim sem enjoar da história? Primeiramente é preciso avaliar o perfil de um leitor. 1. A primeira coisa quando alguém pega um livro pra ler, é olhar se tem figurinhas no livro.
2. O segundo passo é certificar quantas páginas tem o livro, se for muito volumoso, talvez nem seja lido até o fim.


3. O passo seguinte é observar se as letras são grandes, para evitar forçar a vista lendo letrinhas muito miúdas.
4. Ao começar a ler o livro, o leitor já se debruça na cama apoiando o corpo sobre os cotovelos, em menos de meia hora, o corpo já estará cansado e a leitura já foi para o espaço.
Portanto, para ler um livro até o fim, é preciso disciplina e buscar por livros que mais lhe interessam. Não adianta  ler um Tratado de economia se ao menos você não entende nada de economia  nem  tentar ler um livro de Nietzsche, se você não conhece bulhufas de Filosofia.


Para a leitura não ficar muito cansativa, é recomendável que você leia poucas páginas por dia, deixando de lado as ideias que perturbam a sua atenção. Leia em ocasiões tranquilas, depois de haver descansado.
Evite ler próximo a crianças brincando, televisão, som alto e pessoas conversando, pois sua atenção pode ser desviada da história que você está lendo. 
Ler aos poucos um romance ou uma ficção que lhe agrade pode ser uma boa maneira de conseguir ler o livro até o final.

Por Rende Così e Guilherme P. Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...