As pessoas que possuem osteoporose devem tomar alguns cuidados para evitar quedas muito bruscas. Esta doença é uma manifestação do envelhecimento e costuma ser comum em mulheres do que em homens.
A doença demora em se apresentar, ou seja, de imediato não apresenta nenhum sintoma característico; somente após uma queda violenta que se constata que a pessoa está sendo vitimada pela osteoporose.
Para identificar com antecedência se a pessoa está com osteoporose é preciso fazer alguns exames de sangue e também de massa óssea. Em alguns casos, a osteoporose apresenta traumas e dores agudas.
Em muitos casos, a osteoporose traz deformidades aos pacientes e ainda reduz a estatura do paciente.
A estimativa mundial é que entre 3 mulheres, 1 tenha osteoporose; e a cada 5 homens, 1 deles possui a doença, ou seja, o número de mulheres é bem maior em relação ao sexo oposto.
A osteoporose é uma doença que é responsável por milhões de fraturas em todo o mundo, sendo que as partes mais afetadas são as vértebras, lombares, fêmur e quadril.
A osteoporose é uma doença que é responsável por milhões de fraturas em todo o mundo, sendo que as partes mais afetadas são as vértebras, lombares, fêmur e quadril.
As pessoas que possuem maiores riscos de apresentar a osteoporose são:
- Fumantes;
- Consumidores de bebidas alcoólicas e café em demasia;
- Pessoas com diabete;
- Sedentários;
- Mulheres;
Algumas formas de como tratar a osteoporose Esta doença não se constitui num problema grave, se descoberta a tempo e o paciente se sujeitar aos tratamentos necessários a fim de combater esta enfermidade, que em muitos casos é silenciosa e apresenta graves perigos à saúde humana.
A realização de exercícios físicos é uma ótima alternativa para tratar e também evitar a osteoporose.
Recomenda-se fazer uma dieta com alimentos que contenham cálcio, como por exemplo: gergelim, semente de chia, queijo de soja (Tofu), grão de bico, brócolis, repolho, couve e reposição hormonal para as mulheres.
Os médicos recomendam proteger os ossos da coluna, evitando pegar pesos, afetando os ossos e ocasionando fraturas.
Para tratar da osteoporose, alguns médicos receitam medicamentos que previnem a fratura dos ossos e aumentam a taxa de massa óssea, evitando a redução da massa óssea.
Contudo, a osteoporose não possui cura definitiva, mas o ideal é se prevenir e fazer o tratamento o quanto antes, neste caso para aquelas pessoas que já possui a doença.
Siga alguns passos que fazem a diferença quanto a manifestação da osteoporose:
1. Tenha uma alimentação balanceada e uma dieta rica em cálcio e vitaminas, principalmente a vitamina D;
2. Faça exercícios físicos regularmente, como caminhadas, natação ou se preferir vá a uma academia;
3. Tenha hábitos saudáveis e evite o consumo de cigarros, álcool e café em excesso;
4. Pelo menos alguma vez realize uma densitometria óssea e tome medicamentos que visam prevenir a doença o quanto antes.
As mulheres são mais vitimadas pela osteoporose na fase da menopausa e também após este período. É comum haver a perda óssea e essas mulheres podem produzir novamente massa óssea após o consumo de estrogênio e fazer exercícios físicos com regularidade, além de ingerir alimentos que contenham muito cálcio e vitamina D.
Por Guilherme P. Campelo
*Este artigo foi publicado em outros sites e blogs