Quais são os sintomas da pressão alta?*


A pressão alta ou pressão arterial se constitui numa doença crônica, caracterizada pela elevação da pressão sanguínea nas artérias de uma pessoa. A pressão alta leva o coração a bombear sangue com esforço redobrado para os vasos sanguíneos.



A pressão alta apresenta diversos sintomas, contudo, os sintomas diferenciados da pressão alta podem ser identificados por avaliação médica, ao qual se constata doenças renais ou endócrinas.
A obesidade e pessoas sujeitas à baixa tolerância à glicose apresentam sintomas característicos de pressão alta.
Hipertensão é uma doença que afeta crianças, adultos e principalmente pessoas idosas. A Pressão alta, como é conhecida popularmente, é caracterizada pela força que o sangue tenta circular nas artérias e faz o coração aumentar sua força para impulsionar o sangue e como conseqüência, danifica as artérias e ocorre a dilatação do coração, causando graves problemas de saúde.


Identificando os Sintomas da Pressão Alta

A pressão alta é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, cérebro, olhos e alguns casos pode paralisar os rins. Mas o órgão mais afetado pela pressão alta é o coração.

Veja abaixo alguns sintomas que caracterizam a pressão alta:
1. Dores de cabeça. É um dos principais sintomas da pressão alta;
2. Dores na nuca, caracterizada por um incômodo ao virar a cabeça e
o pescoço;
3. Dores no pescoço;
4. A pressão alta é alguns casos apresenta visão turva (raramente);


5. Tontura e enjoo;
6. Sono e mal estar injustificado;
7. Palpitações no peito;
8. Dores no estômago;
9. Confusão mental;
10. Ansiedade;
11. Agitação;


Causas Comuns que provocam Pressão Alta

Os principais causadores pressão alta está relacionada a alguns fatores genéticos e em comportamentos que prejudicam a saúde:

Afrodescendência: os afrodescendentes apresentam casos maiores de pressão arterial em relação a todos os povos e etnias. Contudo, as manifestações de pressões arteriais em afrodescendentes costumam apresentar sérias complicações e iniciam mais cedo os problemas relacionados com hipertensão.

Histórico Familiar: os parentes ascendentes se apresentaram problemas de pressão alta, as chances de você apresentar problemas são grandes. Se algum membro da família, principalmente parentes de primeiro grau, a probabilidade de você ser um hipertenso são anda maiores;


Consumo Excessivo de Sal: a pressão alta é ocasionada também pelo consumo excessivo de sal. Se você consome cerca de 6g de sal diariamente, você apresenta riscos de ter pressão alta;

Idade: as pessoas mais idosas apresentam chances maiores de desenvolverem hipertensão do que pessoas mais jovens. Este acontecimento está relacionado com o processo chamado de arteriosclerose, ou seja, com o tempo as artérias vão perdendo a elasticidade;

Sedentarismo: pessoas sedentárias, que não costumam praticar nenhum tipo de exercício físico é outro fator de risco, e com o tempo o sedentarismo causa, além de hipertensão, o aumento do colesterol;

Tabagismo: o consumo de cigarro acelera o mecanismo de arteriosclerose e com o tempo deixa os vasos sanguíneos duros e rígidos;


Dicas para Evitar a Pressão Alta


  • Se você apresenta algum sintoma que se assemelha aos sintomas da pressão alta, é recomendado você primeiramente procurar um médico e fazer uma avaliação de rotina.
  • Para certificar como anda a sua pressão arterial, meça pela manhã e a tarde a sua pressão arterial, com o auxílio do medidor digital de pressão arterial ou vá a algum posto de saúde próximo da sua casa.
  • Evite o tabagismo, sedentarismo e principalmente comidas muito salgadas. Evitar bebidas alcoólicas também ajuda a reduzir as chances de sofrer com a pressão alta.

A pressão alta é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e se não for tratada pode levar a morte.
Contudo, a hipertensão não possui cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos e cuidados com a saúde, evitando o consumo excessivo de sal e gordura, bebidas alcoólicas e tabaco.
Cuidar da saúde é o primeiro passo para evitar a pressão alta. Tomar os devidos cuidados para não sofrer desse mau que ocasiona enfarto do miocárdio, AVC (derrame) e outras complicações. Atente-se para os sintomas da pressão alta e previna-se.

Por Guilherme P. Campelo


*Este artigo foi publicado em outros sites e blogs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...