Veja alguns segredos para liderar projetos de TI


A Tecnologia da Informação está muito empenhada em desenvolver projetos nas empresas onde há uma equipe responsável por gerenciar informações e manter o bando de dados. 

As consultorias de TI são muito empregadas na área, pois ao liderar projetos de TI, os profissionais devem saber de alguns segredos para ter sucesso na liderança e não cair no fracasso.


O primeiro segredo para ter sucesso ao liderar projetos de TI é saber escolher e adotar uma metodologia.

Sem uma metodologia adequada é pouco provável que o projeto obtenha resultados significativos. A metodologia é o ponto de partida na área de TI, pois tendo maior controle sobre o processo, a equipe desempenhará com mais eficiência o projeto com maior probabilidade de acerto e com prazos e custos mais curtos. 
Fazer uso dos conhecimentos de Balanced Scorecard é traçar uma estratégia empresarial e implementar indicadores de desempenho, o que é o diferencial no processo metodológico de um projeto de TI.
A prática da metodologia e a consultoria em TI evita o insucesso nos projetos e orienta todo o trabalho a ser elaborado pela equipe, evitando gastos de tempo desnecessário. As consultorias de TI também podem ter seu papel fundamental na elaboração de projetos.



A comunicação é o segundo segredo para liderar projetos na área de TI.

A circulação desnecessária de informações desfavorece o desempenho da equipe, sendo assim, o gerente de projetos e consultores em TI devem orientar e comunicar a equipe sobre o procedimento dos projetos, para que não haja comunicações errôneas, ocasionando transtornos pela omissão de informações.Definir o escopo do projeto e detalhar as atividades
  Esta etapa consiste em definir o que deve ser realizado ao longo do projeto. O segredo está em saber projetar e traçar uma linha divisória entre o que realizar durante o projeto.

Saber desenvolver um determinado cronograma

Determinar o cronograma com o apoio de uma equipe empenhada é outro segredo para gerenciar projetos na área de TI. Após definir as tarefas, estipular o prazo para o desenvolvimento é o planejamento estratégico e eficaz.



O gerente de projetos também deve saber monitor e estar ciente dos riscos enquanto está desenvolvendo um projeto.

O segredo é elaborar uma lista de fatores de risco e também um plano de apoio para saber lidar com eles e não correr o risco iminente do projeto se direcionar para o fracasso.



O último segrego ao gerenciar projetos na área de TI consiste na formalização do início do projeto e seu sucessivo encerramento.

O início é um procedimento solene e o responsável pelo projeto deve anunciar a equipe que o tempo está correndo e existe uma ordem obrigatória de cumprimento de metas e objetivos e o encerramento também é marcado por uma formalização, sendo que todos os envolvidos contribuíram para atingir uma meta que a empresa tanto necessita.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...