Conheça Campanha - Minas Gerais



Assentada sobre uma colina, encontra-se a cidade de Campanha no sul de Minas. Campanha é considerada a cidade mais antiga da região sul mineira, pois todo este território pertencia à Campanha e também uma parte do estado de São Paulo. Por isso, Campanha é popularmente conhecida como "aqui nasceu o sul de Minas".
A cidade é cheia de manifestações culturais e históricas, ainda mais para os visitantes. Ao andar pelas ladeiras históricas, calçadas com paralelepípedos, os turistas que vão à Campanha podem admirar os casarões do período colonial.

Aprenda a Ganhar Muito Dinheiro, Rápido e Fácil no Mercado Livre!

Por Campanha passaram ilustres pessoas da nossa história, como por exemplo: a princesa Isabel e seu esposo, o conde D'Eu, Bárbara Heliodora, Henriqueta Lisboa, Dom Pedro II e sua mãe a rainha Maria I, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
A obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha foi composta em Campanha e ainda se pode ver a casa do escritor no centro histórico de Campanha, ao lado da Catedral de Santo Antônio.
Campanha também a terra natal de Vital Brazil, o primeiro cientista brasileiro e padre Vitor, conhecido como um santo na região de Minas Gerais.
A suntuosa Catedral de Santo Antônio é o cartão de visita de Campanha. Construída na século XVIII por escravos, é um colírio aos olhos, pois os altares são todos talhados em madeira e pintados a ouro. A construção da catedral foi um tanto sofisticada, pois o negros traziam as melhores terras da região de minas para levantar as paredes. Pois a construção barroca não leva nenhum tijolo e sim barro socado com óleo de baleia e crina de cavalo. As larguras das paredes impressionam, chegando a quase 80 cm de espessura e o interior do templo é forrado com taipa. A Catedral de Santo Antônio é o maior templo de Minas Gerais feito em taipa e o terceiro maior do Brasil.
Para aquelas pessoas que prestigiam museus, Campanha conta com o maior museu do sul de Minas e um acervo de peças sacras e utensílios que pertenceram a Bárbara Heliodora e Princesa Isabel, além do acervo escravocrata e pedras preciosas.
A culinária em Campanha é bem tradicional e mantém as tradições de Minas Gerais, como o tutu de feijão (tutu tonto), o cozido à moda mineira ou panelada de campanha, além do tradicional queijo tipicamente mineiro e os doces em compota.


Outra iguaria que atrai muitos visitantes é a leitoa a puruca, que algumas pessoas afirmam que a leitoa a pururuca teve origem em Campanha, sendo que os historiadores ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre este fato, mas se a leitoa a pururuca não é tipicamente campanhense, pode se dizer que teve aceitação imediata.
Em Campanha também é possível visitar o Seminário Diocesano e a cúria, além do Palácio Episcopal, pois Campanha é sede diocesana e o bispo da diocese é Dom Diamantino Prata de Carvalho.
Quem pretende passar uma temporada em Campanha, a cidade oferece excelentes serviços de hotelaria e pousadas, como por exemplo, a Pousada da Princesa, que possui amplo acervo de fotos antigas da cidade.
Enfim, conhecer Campanha é uma boa dica de férias e boa viagem!

Por Guilherme Paixão Campelo
#Compartilhe!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...