Como abrir uma microempresa passo a passo




Abrir uma microempresa hoje em dia é acreditar no próprio potencial e também é uma forma de conseguir dinheiro próprio e não mais ter que depender de padrões e chefes. Alguns passos iniciais para abrir uma microempresa requerem no início alguns cuidados, desde o projeto do negócio e o processo da papelada, deve-se analisar o mercado de negócios e conferir as possibilidades, para não contrair problemas futuros e prejuízos, por causa das taxas de impostos que variam de um segmento para o outro.
Ter uma microempresa não é uma tarefa muito simples, mas não impossibilita que qualquer pessoa possa abrir seu negócio próprio, mas requer alguns passos que fazem a diferença no sucesso profissional. O primeiro passo é analisar o segmento a ser seguido, tendo as opções: “Empresário Individual”, “Sociedade Empresária Limitada” e a “Sociedade Simples Limitada” e o próximo passo deve-se pensar um nome fantasia para a microempresa.




O segundo passo para dar continuidade na abertura da microempresa é formalizá-la, pois para se inscrever como micro empresário as faturas da empresa na podem ultrapassar sessenta mil reais por ano e também não possuir sociedade ou participação com outra empresa. O Empreendedor Individual enquadra-se no Simples Nacional e será desprovido dos tributos federais como: Imposto de Renda, PIS, IPI, Cofins e CSLL.
No portal do empreendedor, o cadastro pode ser facilmente realizado pela internet seguindo alguns passos. Acesse a plataforma – portaldoempreendedor.gov.br – escolha a opção “formalize-se”. 
Na próxima página há várias opções, sendo que a primeira constitui em ler o “manual processo eletrônico de inscrição do microempreendedor Individual” (MEI); após a leitura do manual clique na segunda opção da página “para realizar uma nova inscrição”.



Na tela seguinte aparecem os espaços para colocar o CPF e a Data de nascimento, preencha esses campos corretamente e clique no botão “prosseguir”.
A seguir será apresentada a ficha de cadastro, preencha as informações corretas e abaixo no campo “Atividades” escolha na opção “Ocupação Principal” qual será o ramo da atividade empresarial.
Preencha nessa tela todas as informações necessárias, como endereço comercial e residencial e no campo declarações marque as três opções e clique mo botão “continuar”.




As telas seguintes constituem na finalização do processo de inscrição da microempresa e por fim, aparece um link direcionando para a visualização e impressão de algumas faturas (DARF), que podem ser pagas em qualquer banco até a data do vencimento.
A inscrição pela internet é bem simples e rápida e qualquer pessoa pode regular a micro empresa em instantes. Mas a formalização no portal do empreendedor não exige que o micro empresário contrate um contador, mas a tarefa de um bom contador pode ser um auxílio no que tange a administração das contas da microempresa e também na organização nas notas ficais.




Posteriormente haverá outras inscrições como: Junta Comercial, Receita Federal, Inscrição Estadual, Cadastro na Previdência Social e Aparato Fiscal. Com o CNPJ em mãos é preciso comparecer à prefeitura do município onde está localizada a empresa e receber o alvará de funcionamento, que constitui na licença para atuar no comércio, indústria ou prestação de serviços.
Os passos na inscrição da microempresa são de cunho simplório e sem muitas dificuldades, mas os passos seguintes, após a obtenção do CNPJ são burocráticos e complicados em muitos casos, o que não dispensa a contratação de um contador para realizar esta função.
Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...