Saiba como gravar a tela do PC



Capturar o que acontece na tela do computador hoje se tornou possível graças aos aplicativos desenvolvidos que o mercado da tecnologia ultimamente tem lançado. Hoje é possível gravar jogos e tutoriais e ainda depois divulgá-los na internet. Existem inúmeros aplicativos para esta função, mas deve se atentar para a qualidade e versatilidade que cada programa apresenta ao usuário.

A compatibilidade é o ponto inicial para a instalação de aplicativos como o AutoScreenRecorder, Fraps ou mesmo CamStudio. Para que todos esses programas funcionem corretamente e não ofereça problemas de incompatibilidade, é necessário instalar o pacote de codecs, baixando este pacote por sites que disponibilizam o download.
Mas o programa mais utilizado pelos usuários é o CamStudio, pois além de ser um software gratuito e de fácil utilização, conta com recursos que facilita o processo de filmagem. O CamStudio não exige instalação como os demais aplicativos, somente é preciso extrair os arquivos da pasta e executar a opção “Recorder”.

Feito isso, o programa começa a executar as tarefas de gravação, pois conta com uma interface simples e com ferramentas e abas que facilita a utilização do aplicativo. Na interface do CamStudio possui as abas: File, Region, Options, Tools, Effects e View. Clique na opção “Region” e defina a área que será gravada na tela.
Na aba “Options” escolha a opção “Video Options” e na categoria “Compressor” escolha a opção “CamStudio LossLess Codec v1.4” e mova a barra localizada no campo “Quality” para 100.
Ainda na aba “Options” ative a opção “Record áudio from microphone”, pois esta função captura as imagens com som e se caso não preferir som na gravação ignore esta etapa.

É possível ainda escolher as opções de formato da captura, sendo no formato AVI ou SWF (vídeos em Flash). Para aplicar estas definições, clique no botão “SWF” na tela principal do CamStudio.
Para dar início na captura da tela, clique na opção “Record the screen”, que se encontra na parte superior da interface do programa, logo abaixo das abas. Em seguida abre-se uma janela com as ferramentas para gravação. É possível ainda fazer ajustes redefinindo o tamanho da tela que será gravada, pois o programa possui opções para essas configurações, localizado na parte inferior esquerdo da tela.

Em seguida clique em “REC” para dar início à captura da tela e assim que finalizar a captura, uma janela se abre mostrando como ficou a filmagem antes de salvar a captura definitiva. Depois clique no botão “Save and edit” para salvar no computador a gravação.
O CamStudio é um aplicativo versátil e muito simples de utilizar e com recursos sofisticados, sendo considerado um programa semi-profissional, perdendo somente para os recursos do Adobe Premiere. Mas o CamStudio é um programa pago e a licença expira dentro de 30 dias.

Por Guilherme Paixão Campelo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...