Como criar logotipo


O programa mais utilizado para a criação de logotipos é o Corel Draw. Com ele é possível criar logotipos vetoriais além de desenhos, mapas e editar revistas e jornais.
O Corel Draw foi desenvolvido no Canadá em 1988 e sua primeira versão era somente em inglês. É considerado o “carro chefe” na criação de logotipos, tendo como concorrentes os programas Freehand e Adobe Illustrator.
A criação de um logotipo no Corel Draw exige do usuário conhecimentos básicos da interface do programa, além de conhecer as técnicas ferramentas disponibilizadas pelo software, com recursos sofisticados e específicos.


Existem inúmeras formas de se criar um logotipo no Corel Draw, mas a aplicação do efeito “gloss” tem despertado a atenção de renomados designers. Este efeito imita a luz sendo projetada sobre o logotipo, oferecendo um efeito realístico e um diferencial ao projeto.
Os passos para se criar um logotipo é primeiramente definir o que será desenvolvido. Nesse caso, o logotipo da empresa “claro” será o modelo escolhido, pois inclui o efeito “gloss”.
Na interface do Corel Draw, desenhe um círculo e pinte-o de vermelho e retire o contorno do objeto criado.
O segundo passo será criar o efeito “gloss”. Duplique o círculo usando a tecla de atalho, bastando apertar + no teclado. Repare que o objeto é duplicado.
Com o objeto selecionado clique no menu “organizar – converter  em curvas” e escolha a ferramenta “forma” (F10). O objeto convertido em curva estará selecionado de azul.
Em seguida, clique no ponto inferior da seleção e o arraste para o centro do círculo, formando uma meia lua.

Pinte o de branco e coloque sobre o primeiro círculo que você criou e, redimensione as abas ajustando o no topo do círculo.
Após esse passo, clique na ferramenta mistura e escolha a opção “transparência”. Clique na parte superior do objeto colocado por cima do círculo e arraste para baixo a ferramenta “transparência”. Observe que o topo do objeto ficará branco transparente e as bordas desaparecem, dando um efeito de luz no círculo.
Agora será aplicado o efeito desfocagem na parte inferior do logotipo. Para isso, crie um círculo médio e pinte-o de branco.
Com o objeto selecionado, clique no menu “Bitmaps – converter em bitmaps”, e na caixa de diálogo configure para 72 dpi e clique em “ok”.
Vá novamente ao menu “Bitmaps” e escolha as opções “Desfocar – desfocagem gaussiana” e na caixa que se abre, arraste a barra de configuração para 10 pixels e clique em “ok”.
Arraste o objeto desfocado para a parte inferior do círculo e observe que o objeto ficará desfocado.
Por fim, na ferramenta “texto”, escreva um nome para o logotipo, como por exemplo, “claro” e pinte-o de branco. Redimensione o texto no centro do objeto e faça os ajustes necessários.
Após este processo, clique na ferramenta seleção e selecione todos os objetos criados e, na barra de opções do Corel clique em “Agrupar” (Ctrl + G) e por fim salve o projeto.

O processo para se criar logotipos no Corel ou qualquer outro programa para esta finalidade é preciso conhecer as funções do aplicativo e alguns métodos de criação, como o feito “gloss” e a “desfocagem gaussiana”, dando um efeito diferenciado no logotipo. Depois é só você usar a imaginação e criatividade para criar outros trabalhos.
Para mais informações sobre o Corel e algumas dicas de criação de vetores, acesse a página oficial do aplicativo: www.corel.com.


 Por Guilherme Paixão Campelo



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...