Como virar um lobisomem


Metade homem e metade lobo, o lobisomem povo o imaginário das pessoas como sendo uma criatura repugnante e horrível que aparece na quaresma principalmente e vai à busca de crianças pequenas e recém nascidas no interior do Brasil.
Até hoje não se sabe ao certo quando que os lobisomens apareceram como criatura pavorosa e ameaçadora. Mas a crença mais aceita é de que os lobisomens tenham aparecido no quinto século antes de Cristo, na Grécia. Os gregos acreditavam que os magos da Costa do mar negro podiam transformá-los em animais semelhante aos lobos, animal temido e considerado a mais perigosa fera do mundo, sobretudo na Idade Media, época que os lobos eram temidos por toda parte.
Mas foi em solo francês que a lenda ganhou repercussão imediata e vigora até os dias de hoje, principalmente no interior do Brasil, cuja lenda é repassada aos outros de geração a geração, sendo temida principalmente na quaresma, época que é comum as pessoas mais antigas verem lobisomens, que vão aos galinheiros em busca de comida ou mesmo devorar as criancinhas.


Para virar um lobisomem há alguns mitos, que antigamente as pessoas acreditavam que funcionava, pois vivia mergulhada na crença, diferente dos dias de hoje, aonde as informações chegaram ao cotidiano das pessoas quebrando as estruturas mitológicas.


Há uma maldição que assola o indivíduo, pois o desafortunado pode tornar-se lobisomem a partir do nada após destruir um mago e na primeira lua cheia, a maldição prevalece e a súbita metamorfose é traumática e cheia de horrores.
Também se acredita que alguém tenha maldição pra ser lobisomem, se numa família onde os filhos somam-se sete varões, o último filho pode nascer amaldiçoado e na chegada da lua cheia a transformação pode acontecer depois da meia noite.
Outros acreditam que para se tornar um lobisomem não é preciso nascer amaldiçoado ou simplesmente destruir um mago, mas ter o infortúnio de encontrar com um e ser mordido por ele, fazendo o desafortunado dormir por longos dias, enquanto a doença se alastra pelo corpo e depois o indivíduo acorda desesperado por sangue.


O método mais utilizado, desprezando as crenças, é a pessoa que deseja se tornar um lobisomem é ir à busca de rituais onde cultuam o satanismo e ocultismo, incluindo o banho de banha de porco em dias de lua cheia.
As crenças são as mais diversas sobre o lobisomem e ainda está presente na mentalidade de muitas pessoas, sobretudo, as pessoas mais humildes e desprovidas de informação, restritas a um mundo onde paira o mito como forma de entender a realidade. Mas para se tornar um lobisomem, é preciso esperar chegar à quaresma e sair nas noites de lua cheia e esperar por algum lobisomem de verdade e esperar ser mordido. Mas para isso é preciso muita paciência ou talvez passe a vida toda tentando encontrar um lobisomem por aí, querendo passar a tradição para os outros. 

Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...