Como estudar alemão sozinho?


Estudar um idioma qualquer, é uma tarefa que exige dedicação, perseverança e muito empenho, pois ser autodidata é seguir metas próprias de ser determinado a atingir o objetivo de se aprender um idioma, seja ele qual for.
Se tratando de aprender alemão sozinho, a sua dedicação deverá ser redobrada. O alemão é uma língua complexa, pois a pronúncia e a escrita da língua alemã não são fáceis de aprender de uma hora para outra. Algumas pessoas que empenham em estudar alemão dizem que algumas palavras podem demorar um pouco para se aprender a pronúncia correta e ainda as declinações da morfologia dos pronomes é outro grande problema.



Conhecendo um Pouco da Língua Alemã

O alemão é uma língua que pertence ao grupo das línguas indo-européias, pertencente às línguas germânicas.
O alemão (Deutsch) é o idioma mais falado na União Européia e é o segundo i mais falado na Europa, perdendo somente para a língua russa.
É a língua oficial da Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Suíça, e Luxemburgo e da Guarda Suíça no Estado do Vaticano. É a segunda língua falada na Dinamarca, Polônia e Eslováquia.
O alemão também é falado em algumas regiões da Itália, como por exemplo, no Tirol Meridional e em regiões da França e Bélgica.


Até mesmo na América do Sul, o alemão é falado em algumas regiões da Argentina, Chile e Paraguai. Contudo, no Brasil há comunidades falantes de alemão, principalmente em Santa Catarina, onde existem comunidades de imigrantes alemães, em Blumenau, Pomerode, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville entre outras.



Mas é na cidade catarinense de Pomerode, que a influência da língua alemã possui maior destaque; quase todos os moradores da cidade só se comunicam em alemão: em casa, escolas e outros eventos que abrangem a cultura germânica.




Aprender Alemão com o Deutsch Welle

Se você pretende estudar alemão sozinho, o site www.dw.de oferece curso gratuito de alemão. Este site é considerado bastante popular entre os internautas e os simpatizantes da língua alemã.
O Deutsch Welle abrange o curso de alemão em vários níveis de aprendizagem, que vão desde o nível A1 até o nível avançado.


Confira os cursos de alemão disponibilizados pelo site:
·               A1 – B1 – Curso de alemão interativo – É necessário inglês para acompanhar o curso nessa modalidade;
·               A1 – 2 Audiotrainer – Esta ferramenta consiste em treinar a pronúncia em alemão;
·               A1 – Curso em Áudio – Missão Europa. Consiste em estórias alemãs de um grupo de ação em desvendar crimes em Berlim;
·               A1 – 2 – Radio D. Curso de alemão é apresentado por dois jovens Paula e Philipp;
·               A1 – B1 – Curso em áudio de alemão – Warum nicht? Alemão, porque não?
Além dos cursos de alemão disponibilizados gratuitamente pelo site, o Deutsch Welle possui vídeos, notícias e TV ao vivo diretamente da Alemanha. É uma forma de consolidar os conhecimentos adquiridos no curso.



Algumas Dicas de como estudar alemão sozinho

·               Crie metas de aprendizagem, como um horário fixo durante a semana, para de dedicar exclusivamente ao estudo do alemão;
·               Comece a identificar a pronúncia da língua e se for necessário escreva a palavra em alemão e ao lado a forma como se pronuncia;
·               Procure por músicas em alemão e a acompanhe com as letras musicais. Este método é muito utilizado por autodidatas, sendo que a melodia auxilia no aprendizado;
·               Entre em contato com pessoas que já possuem conhecimentos em alemão, para lhe auxiliar na pronúncia das palavras;


·               Use algumas ferramentas de tradução, que disponibiliza áudio das palavras traduzidas, como por exemplo: o Google tradutor;
·               Leia notícias em alemão, para melhor se habituar ao idioma;
·               Pesquise livros de literatura em alemão, como estórias simples e de fácil compreensão, como por exemplo, os clássicos dos irmãos Grimm – “Gebrüder Grimm”;

Conclusão

Para estudar alemão sozinho, você precisa ser objetivo, desenvolver metas de aprendizado e ir à busca de mais informações e novidades que circundam o universo alemão.
Ser um autodidata é caminhar por si em busca do saber e do conhecimento, sem contar com o auxílio de um professor, por isso, esta atividade torna-se um desafio.


O estudo da língua alemã é um tanto desafiador, mas não é impossível de se aprender sozinho. Contudo, aprender um idioma é preciso gostar e se identificar com aquilo que se está aprendendo.  Pois a simpatia e a identificação é o primeiro passo para ter sucesso ao estudar alemão sozinho e aventure-se ao estudar a língua e a rica cultura dos germânicos e, Viel Glück!

Por Guilherme Paixão Campelo



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...