Saiba como as prensas funcionam



As prensas constitui-se no ramo de máquinas que possuem a capacidade de moldar o aço e transformar a matéria bruta em uma peça para o mercado. As prensas são máquinas muito potentes e altamente perigosas. Existem as prensas hidráulicas que funcionam automaticamente, apenas acionando o botão para que o martelo possa prensar o aço e também existem as prensas manuais, que funcionam acionando um pedal. As prensas possui uma força da ordem de 500 toneladas. Estas máquinas de grande porte conseguem prensar carrinhos de mão, betoneiras, caldeirões entre outros. As prensas menores, que varia entre 20 a 300 toneladas de pressão executam peças menores. As prensas não possui um ciclo fechado assim como acontece com as máquinas injetoras, o ciclo das prensas é relativo, e o grau de produtividade depende do operador.



As prensas funcionam com um mecanismo denominado hidráulico, onde na parte superior situa-se o martelo, que possui a finalidade de prensar o aço e a forma desejada é consequência do molde que encontra-se na parte inferior denominada almofada da prensa.
Nas metalúrgicas acontecem inúmeros acidentes gravíssimos: amputação de mãos e braços. Um leve descuido pode ser fatal, pois o operador tem a infelicidade de colocar a chapa de aço debaixo do martelo, fazendo com que suas mãos e braços fiquem expostos ao perigo.


Acreditar muito na proteção de uma máquina é arriscar a sorte ao vento, as prensas possui proteções avançadas para evitar o pior com quem está operando, mas a falta de atenção e a distração pode causar sérias consequências. Aos operadores dessas máquinas devem estar cientes, que mãos e braços não nascem uma segunda vez.


Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...