Como o mel é fabricado?


Até hoje não se sabe ao certo como o mel é fabricado, pois a hipótese mais aceita é de que as abelhas operárias recolhem o néctar das flores e depois processam o néctar na boca ou estomago, ao qual é cuspido ou mesmo vomitado nos compartimentos da colmeia.


A abelha rainha possui a função de fazer a redistribuição do composto que as operárias acabaram de processar. Em seguida, toda as abelhas se juntam por cima da colmeia e batem as asas freneticamente com o propósito de fazer evaporar a água do mel.
As abelhas ainda fabricam um composto denominada geleia real, ao qual a abelha rainha se alimenta, além do mel, a cera e o própolis.


O mel é utilizado como alimento e para se fabricar remédios e ainda é comumente utilizado como geleia para passar nos pães. Muitas pessoas usam o mel com fins terapêuticos.


Nenhuma fabricação sintética do mel é igualado ao mel verdadeiro, pois o composto artificial costuma se açucarar e estragar com facilidade, enquanto que o mel legítimo nunca se estraga nem junta açúcar no fundo.

Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...