Ipanema Coffees e suas renomadas marcas de café


Localizada no município de Alfenas, Minas Gerais, está a Ipanema Coffees, considerada uma das maiores produtoras de café do mundo. Cercada de doze milhões de pé de cafés, está a grandiosa fazenda Conquista, e ao longe se pode ver os enormes secadores de café. Nessa época do ano, o horizonte  da fazenda é caracterizado por uma fumaça que sai das chaminés da caldeira. É o sinal de que a Ipanema está secando e preparando o seu café para exportar para o mundo.


A Ipanema Coffees produz excelentes marcas de café que são exportadas para vários países, pois a qualidade e as certificações tornaram a empresa reconhecida em todo o planeta, pela delicadeza e cuidado quanto ao beneficiamento do café.
O café Ouro Preto é preparado a partir de grãos em forma de cereja e origina uma bebida suave e com fortes toques cítricos, sendo que o teor de acidez do café Ouro Preto é relativamente baixa.
O preparo desse tipo de café consiste lavar os frutos ainda na forma de cereja e em seguida é despolpado  de desmucilado, ficando em grandes tanques por aproximadamente 24 horas no processo de fermentação.


Esta qualidade de preparo é consumido pelos seguintes países: Suíça, Itália, Japão e Estados Unidos.
O café Ipanema Gourmet é preparado somente a partir de grãos cerejas. É um café de fina doçura lembrando castanha fresca. A sua forma de preparo mais indicada é como café expresso, pois o Ipanema Gourmet possui delicado aroma e acidez acentuada.


A sua forma de preparo consiste em lavar os frutos (cerejas) e a após o processo de despolpar os frutos, os grãos secam junto com a mucilagem. Os países consumidores do café Ipanema Gourmet são: Austrália, China, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos.
O café Conquista é preparado  partir dos frutos secos, mantendo a doçura  da polpa ao longo do processo de secagem. Possui aromas e acidez em contínuo equilíbrio.
A forma de preparo dessa qualidade de café é ainda tradicional, sendo que os frutos  são secos naturalmente, no terreiro de café.
Os países que consomem o café Conquista são: Japão, Coréia, Austrália, Suíça, Alemanha e Estados Unidos.


A qualidade denominada de café Dulce é preparada tardiamente, sendo que as outras qualidades são preparadas já desde o início da colheita. O café Dulce é preparado com grãos secos, ou seja, os grãos que naturalmente secaram no é de café. Este tipo de café é caracterizado por seu refinado aroma e com notabilíssima doçura.
Os países consumidores do café Dulce são:  Noruega, Austrália, Alemanha, China, Estados Unidos, Rússia, Dinamarca e França.


A última marca de café da Ipanema Coffees consiste no café Rio Verde. O modo de preparo dessa qualidade de café é mais laboriosa quanto as demais marcas, pois os grãos permanecem com cascas e descansam em tulhas de madeiras por aproximadamente 45 dias, contribuindo para uma bebida consistente, com elevado nível de acidez, além do seu saber marcante e adocicado.


Os países que consomem este tipo de café são: Estados Unidos e Itália.
A Ipanema Coffees é uma empresa renomada e reconhecida internacionalmente devido a qualidade e modo de preparo do café, além de contribuir com projetos sociais, preservação do meio ambiente e emprega muitas pessoas da região sul mineira, a fim de colaborar e auxiliar na colheita do café.


O preparo do café da Ipanema exige muitas técnicas e formas de beneficiamento, contando com máquinas e implementos de última geração, a fim de garantir um excelente produto para o consumo e também é uma forma de manter a tradição do consumo do café, sendo considerada a bebida mais apreciada em todo e degustada em todo o mundo.

Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...