O sábio e a vaquinha oportunista


Há muito tempo atrás, na Grécia, havia um jovem que desejava muito se tornar sábio. Então ele saiu em busca de alguém que lhe pudesse ensinar a sabedoria. Não tardou muito, o jovem encontrou um velho que era um renomado sábio, conhecedor das ciências e da Filosofia grega.
O velho sábio disse ao jovem:
__ Posso sim lhe transmitir a sabedoria e com prazer, mas nós devemos andar pelo mundo em busca do conhecimento.
O jovem aprendiz concordou em acompanhar o velho.


Saíram pelo mundo em busca da tão desejada sabedoria e os dias foram passando. Eles estavam cada vez mais longe de casa. Até que os dois pararam num povoado e no alto de uma colina avistaram um casebre, caindo aos pedaços.
O velho disse ao jovem:
__ Já faz muitos dias que estamos na estrada, vamos até aquela casinha do alto pedir abrigo para passarmos a noite e amanha bem cedinho continuaremos a viagem.
O jovem concordou e foram até o casebre.
Após baterem na velha porta da tapera, um casal muito amável se apresentou cordialmente e o velho lhes pediu pouso.
O casal então disse:
__ Vocês podem passar uma noite aqui em nossa casa, pois nos fundos temos um quarto de sobra e há duas camas, onde vocês podem se ajeitar e dormir tranquilamente; mais a noite, vocês têm direito a uma caneca de leite quente.


O velho protestou inconformado?
__ Apenas uma caneca de leite quente?
__ Sim, apenas uma caneca de leite quente, pois nós temos uma vaquinha que nos fornece leite todos os dias e assim vivemos a nossa vida. Esta vaquinha é a nossa salvação, pois dela é que tiramos o nosso sustento. Se esta vaquinha um dia faltar, nós morreremos de fome.
O velho sábio olhou para a situação humilde da casa, pois o casal era muito pobrezinho e viviam passando necessidade.
Não tardou muito, o jovem aprendiz e o velho sábio foram de recolher após ter tomado a caneca de leite quente, pois no outro dia teriam que sair bem cedo para dar continuidade a viagem.
Na manhã seguinte, bem cedinho, os dois já estavam de pé e se preparavam para partir, quando de repente o velho olhou para a vaquinha do casal que estava no estábulo e ordenou ao jovem aprendiz:
__Pega a vaquinha e joga no precipício.
O jovem se recusou de imediato.
__ Estou ordenando, faça o que eu mando meu jovem, pega essa vaquinha e joga no precipício.
Sem saída, o jovem tristemente empurrou a vaquinha no precipício e partiram.
Muitos nos de passaram e o jovem um dia retornou ao povoado para certificar o que tinha acontecido com o casal que sobrevivia as custas da vaquinha. Pensava ele: "devem ter morrido de fome, coitados".
Chegando ao pequeno povoado, o jovem não avistou a tapera no alto da colina, de imediato pensou o pior. Então ele resolveu bater na porta de uma bela casa, com um amplo jardim, essa era a casa mais bela do povoado, a fim de certificar o que houve com aquele casal pobrezinho.


Uma mulher o atendeu, e ele perguntou o que houve com o casal que moravam no alto da colina. A boa senhora respondeu com mansidão:
__ Ah,aquele casal somos nós. Depois que você e aquele velho sábio partiram, encontramos nossa vaquinha morta no fundo de um precipício, nós quase morremos de fome, pois faltava nos o leite de todos os dias, que era a nossa única forma de sobrevivência. Mas a partir daí, descruzamos os braços e partimos para a luta, meu esposo e eu começamos a trabalhar duro e nossa vida mudou radicalmente, até que nos enriquecemos e hoje somos o casal mais rico desse povoado.

A moral dessa estória é que o pobre casal viviam acomodados, pois havia uma vaquinha que lhes fornecia o leite todos os dias e com isso eles não precisavam se preocupar com nada. Por causa disso, a preguiça e o comodismo criaram raízes na vida do casal, impossibilitando os de lutar para almejar a prosperidade. A vaquinha era a causa da miséria do casal.
Pois em nossa vida não temos uma só vaquinha, mas sim várias, que nos faz cair no comodismo e nos impossibilita de conquistar nossos objetivos nessa vida. Para que consigamos vencer na vida, temos que diariamente jogar as nossas vaquinhas do comodismo no precipício.

Por Guilherme Paixão Campelo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...