Quem foi Hipacia de Alexandria?


Pouco se sabe sobre Hipacia (370 - 415), mas ela foi astrônoma, matemática e filosofa. Nascida no Egito, mas sua ascendência era grega. Hipacia era muito famosa por sua beleza e sabedoria e fazia da Filosofia sua própria religião.
Ela acreditava no Uno, que é a origem de toda a realidade. A filosofa ensinava aos seus discípulos como se libertar do mundo da matéria procurando a parte divina da natureza humana, ou também a alma, que ela chamou de "O olho enterrado dentro de nós."
Um dos seus discípulos apaixonou-se por ela e Hipacia agitou um pedaço de sua roupa suja diante dele, dizendo: "Isso sou eu. É isso que você ama!" O discípulo tornou a partir de então um bom aprendiz de filosofia.


Hipacia defendia a ideia de que a beleza terrena não passa de ilusão e a verdadeira beleza existe apenas no Uno.
A filosofa viveu em Alexandria, considerada a terceira maior cidade do Império Romano, pois Alexandria era um renomado centro de aprendizado com uma vasta cultura intelectual.
Hipacia vivia longe de intrigas, pois no seu tempo, cristãos, judeus e pagãos viviam em guerra constante. Toda a cidade de Alexandria respeitava seus ensinamentos e até mesmo o governador romano lhe solicitava conselhos. A custa disso, o destino de Hipacia estava sendo tragicamente traçado.
O governador de Roma se envolveu numa grande luta contra o líder da Igreja Católica de Alexandria, pois o motivo dessa luta era Hipacia, sendo que os representantes da igreja local via em Hipacia uma ameça para a  solidificação da fé cristã.


A partir daí, toda a cidade saiu espalhando que Hipacia praticava magia negra e foi cruelmente culpada por todas as calamidades que a cidade estava enfrentando.
Ao voltar para casa montada em sua biga, após sair da biblioteca, Hipácia foi assassinada por um grupo de cristãs fanáticas numa tarde de 415. Segundo os historiadores, Hipacia foi morta devido aos cortes profundos de conchas afiadas, outros alegam que ela foi morta com cacos de telhas.

Por Guilherme Paixão Campelo

tags: Hipacia, filosofa, Alexandria, Uno, ilusão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...