Aprenda a fazer auto-hipnose


A hipnose é considerada um estado mental ou também um tipo de comportamento psíquico, onde é empregado o método de auto-sugestão aos pacientes.
A hipnose está restrita a psicologia e psicoterapia e possui fundamentos terapêuticos, conhecida como “hipnoterapia”.
Este método é amplamente utilizado, onde alguém, geralmente o psicólogo induz a pessoa por meio de sugestões psíquicas, com o propósito de solucionar variados problemas afetivos e psicológicos.
As pessoas hipnotizadas relatam alterações bruscas da consciência, ficam anestesiadas e não percebem estímulos externos e sim internos ou faculdades mentais desenvolvidas.
O termo hipnose é originário da língua grega – hipnos = sono e osis (latim) = ação ou processo. Este nome – hipnose – foi desenvolvido pelo médico britânico James Braid, que acreditava em curar as pessoas por meio do sono induzido. Na mitologia grega, Hipnos é o nome do deus do sono.
Em outras palavras, a hipnose não se restringe ao sono profundo, mas sim uma indução ao mundo interior e mental, onde para a pessoa a realidade desaparece e o estado de consciência são distintos e claros, onde a pessoa submetida a esse tratamento chega a entrar em estado profundo de transe, conhecido como transe hipnótico.


Este método requer muito cuidado e deve ser ministrado por um profissional, sendo que a hipnose altera os estados mais profundos da consciência humana e se a hipnose é ministrada de forma irregular, podem trazer sérios transtornos ao paciente, como crises histéricas entre outros estados graves.
O método de sugestão utilizado na hipnose ajuda muitas pessoas no mundo todo, sendo que muitas pessoas se tratam de problemas meramente psicológicos, como por exemplo, obesidade, baixa estima, medo, fobias, traumas da infância, desordem sexual, impotência, medo do futuro e falta de concentração.
A hipnose realizada por um profissional envolve um conjunto de técnicas, como por exemplo:
- Olhar fixo;
- Sugestões verbais;
-Relaxamento e indução a visualizações mentais;
- Concentração;
- Estímulos repetitivos e calmos;
- Uso de aparatos eletrônicos, estimulando as ondas cerebrais, geralmente a
onda alfa;



Como fazer auto-hipnose

Você não precisa procurar um profissional para uma terapia de hipnose, ao qual você mesmo pode empregar os métodos gerais da hipnose e realizar este procedimento em casa, a fim de relaxar e buscar a cura interior.

Passo a passo:

1. Procure um local tranquilo, sem barulho ou distrações;
2. Sente-se confortavelmente numa poltrona e relaxe;
3. Evite pensar coisas ruins, abandone os pensamentos negativos;
4. Deixe as tensões e as preocupações do dia a dia de lado;
5. Procure se concentrar em si mesmo e na sua respiração;
6. Comece a se importar com a sua mente e comece a visualizar imagens mentais aleatórias, sem qualquer tipo de esforço mental ou pensamentativo;


7. Comece a relaxar o corpo, deixe as pernas, ombros e músculos relaxados. Os ombros devem estar muito relaxados, pois é a parte do corpo que carrega a maior parte das tensões. As pessoas em geral carregam o mundo nas costas;
8. Comece a dar sugestões a sua consciência, como por exemplo: estou muito relaxado, estou a cada instante mais tranquilo e calmo, estou muito calmo e tranquilo, nada nesse momento me perturba, não ouço mais os sons externos, nada me perturba, nenhum pensamento negativo, nenhuma preocupação me persegue, estou calmo, muito calmo...
9. Em seguida, comece a contar de dez a zero, de forma descrescente e pausadamente, a cada numero que você contar respire profundamente, expirando o ar como se livrasse de todas as tensões.
10. Depois de contar de dez a zero, imagine que você desce uma escada de madeira e vá imaginando que você desce mais e mais esta escada e quando terminar de descê-la completamente, imagine uma porta a sua frente.
Abra-a e visualize um jardim, muito bonito, cheio de plantas e flores. Procure um banco nesse jardim onde você possa sentar e mentalizar coisas boas para a vida, afim de acalmar a mente e esquecer os problemas.
11. A última etapa é à hora de voltar da auto-hipnose, comece dizendo: eu vou sair desta auto-hipnose curado e melhor, praticarei esta atividade todos os dias para o meu próprio benefício, estou melhor e cada dia ficarei ainda melhor e curado.



Dicas:

Cada frase da auto-hipnose dever ser dita pelo menos três vezes ou mais. A mente demora em reconhecer as sugestões que lhe impomos;
No início, esta terapia pode apresentar um cansaço físico e mental, pois ainda você não está acostumado com a auto-sugestão;
Concentre-se na sua respiração, pois essa concentração é o primeiro passo para um bom resultado na auto-hipnose e outras formas de relaxamento. Faça isso diariamente e perceba os resultados.

Por Guilherme Paixão Campelo & Rende Così

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...