As 10 melhores novelas que já passaram na Globo





As novelas da Globo sempre bateram alto índice de audiência, contudo, houve algumas novelas que não foi á aquelas coisas. Mas uma lista das dez melhores novelas que já passaram na rede Globo  tem despertado o interesse de muitos amantes da teledramaturgia.

Entre a lista das dez melhores novelas, quatro dessas foram escritas por Gilberto Braga, Janete Clair, Sílvio de Abreu e Benedito Ruy Barbosa.




1. Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva

Esta novela foi um grande sucesso em 1985/1986 no país inteiro e ao redor do mundo. A trama envolvia temas do cotidiano em que o Brasil estava vivenciando  e isso marcou profundamente os telespectadores. A viúva Porcina (Regina Duarte) e o Sinhozinho Malta (Lima Duarte) deixaram marcas inesquecíveis no público brasileiro.




2. Irmãos Coragem, Janete Clair

Esta novela atingiu o Brasil de forma assustadora. A novela foi tão boa, que a obra ficou no ar mais ou menos um ano. Foi com a novela Irmãos Coragem, que a Globo teve sua renomada liderança como emissora. Em 1995, a Globo produziu um remake da novela, devido a sua magna audiência.




3. Selva de Pedra, Janete Clair

A novela Selva de Pedra (1972073) é considerada uma febre nacional e as crianças que nasciam nessa época eram batizados pelo nome de Cristiano, devido ao sucesso da novela Selva de Pedra. Regina Duarte e Francisco Cuoco conquistaram o público brasileiro e a partir daí passaram a ser grandes astros da TV brasileira.


4 Pecado Capital, Janete Clair
A novela Pecado Capital encantou o público em 1975/76. Considerada a quarta melhor novela que já passou na Rede Globo, com um sucesso avassalador. O amor entre Lucinha e Salviano foi o motivo pela qual os brasileiros seguiam a trama, sem ao menos deixar que Carlão tivesse um final feliz. Mas o golpe de mestre foi a morte do protagonista da novela, o que deixou os telespectadores chocados e surpresos.

5. Dancin "Days", Gilberto Braga
A novela Dancin "Days" ocupa o quinto lugar na lista das dez melhores novelas da Globo. Novela de 1978/79 a novela agradou o público por lançar inúmeras modas, como meias de lúrex com sandálias de salto, roupas brilhantes e muito colorido. De fato, esta nova repercussão afetou o jeito do brasileiro se vestir. Esta novela mexeu com o publico em geral e até hoje, Dancn "Days" é uma novela que é muito cutucada na história da TV.

6. Tieta, Aguinaldo Silva
Tieta passou em 1989/90 e deixou profundas marcas na teledramaturgia brasileira. De acordo com Boni, Tieta é talvez a novela que rendeu maior audiência na história da Globo. A novela teve repercussão imediata e o povo brasileiro não hesitava em dizer os bordões que os autores usavam "Misterio", "U-U" e "Nos trinques".

7. Vale Tudo, Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
Vale Tudo também encantou o publico em 1988, pois completamente todos os personagens da trama tornaram-se inesquecíveis, sobretudo, a alcoólatra Heleninha, interpretada por Renata Sorrah. Mas a novela despertou grande interesse dos brasileiros quanto a morte da monstruosa vilã Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, que deixou no ar um clima de mistério e um quebra-cabelas a ser desvendado.



8. O Astro, Janete Clair
Uma novela de 1977/78 que deixou os brasileiros com uma pergunta insistente: "quem matou Salomão Hayalla?" Herculano, o vidente também marcou profundamente a novela. O Astro foi uma febre nacional,ao qual a trama influencioi Carlos Drumond de Andrade a escrever a seguinte coluna no jornal: "Agora que 'O Astro' acabou, vamos tratar da vida, que o Brasil está lá fora esperando".

9. Renascer, Benedito Ruy Barbosa
Esta novela em 1993 despertou grande interesse do público.Estrelando Leonardo Vieira, que encantou José Inocêncio na primeira fase da novela, o que lhe alçou o posto de astro na TV, juntamente com Patrícia França. O mito de que o protagonista cria um diabo numa garrafa foi o estopim para alavancar a audiência no horário das 20 horas.

10. A Próxima Vítima, Sílvio de Abreu
Esta novela sim, é considerada um serial killer que prendeu o povo brasileiro diante das telinhas no horário nobre. As pessoas eram eliminadas e antes de cada vítima ser assinada, elas recebiam um lista com o horoscopo chinês. Mas os crimes não tardam a enfraquecer a poderosa família Ferreto, o que descortina na descoberta do verdadeiro criminoso. A Próxima Vítima, foi um grande sucesso em 1995.

Por Guilherme Paixão Campelo




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...