O que é uma ideia?


Se você acha que uma ideia é um conceito simples sobre alguma coisa, está completamente enganado. A ideia sobre algum objeto existente passou pela história do pensamento até chegar ao conceito que conhecemos hoje em dia.
Mas é a Filosofia, precisamente o ramo da Lógica, que possui a árdua tarefa de explicar e provar o que é uma ideia.


Em Filosofia, a ideia consiste numa representação mental e abstrata de um objeto, ou seja, é aquilo que estou pensando. Por exemplo: uma cadeira; quando penso em uma cadeira, é a representação mental que tenho sobre a cadeira e este objeto passa a ser uma ideia.
A ideia pode ser entendida também como a percepção intelectual de uma essência. A cadeira, independente de seus acidentes e qualidades, é essencialmente um objeto feito para se sentar. Mas a mesma cadeira que está na minha mente como objeto abstrato pode possuir infinitos atributos, como: ser forrada de veludo, possuir cinco pés, ser um trono monárquico, ser banhada à ouro ou mesmo de madeira e etc.
em outras palavras, a ideia é o resultado de uma simples apreensão e consiste no fim do ato mental que possui como fundamento uma essência. se denomina ideia porque ela faz semelhanças idênticas do objeto representado e expressado na nossa mente.


A ideia também pode ser entendida como conceito, pois a mente concebe em si o objeto ou palavra mental, pois a ideia é uma palavra que está na mente, sendo que a mente expressa o objeto em si.
Dessa forma, a ideia ou conceito pode ser expressado como atos apreensivos:

1. Atenção: é o ato pelo qual a mente se concentra no objeto. Sendo assim, a mente se dirige a um único objeto, esquivando os demais objetos mentais.

2. Abstração: consiste no ato pelo qual a mente separa uma parte de um todo.

3. Reflexão: é o ato pela qual a mente se volta sobre si mesma, o que pode ser: a) Psicólogica; e b) ontológica.



Qual é a diferença entre ideia e imagem?

É de suma importância saber distinguir a ideia de uma imagem.A imagem é produzida pela imaginação ou fantasia, que é uma faculdade orgânica e material. Mas, a imagem não possui uma essência ontológica em si, como a ideia, ela não pode ser expressada na realidade como objeto mental universal.
Já a ideia é produzida pela inteligência, que é uma faculdade imaterial. Se acredita que os animais possuem imagens, mas não ideias.


A imagem é uma faculdade mental que se denomina particular e concreta e a ideia é universal e abstrata.
Quando temos a sensação de alguma coisa, a mente começa a processar imagens, enquanto que a ideia é independente de qualquer sensação.
Enfim, a imagem nos leva a conhecer os acidentes das coisas, enquanto que a ideia nos leva a essência mesma de uma coisa. É universal.

Por Guilherme Paixão Campelo
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...