O que é filosofia?


Muitas pessoas se perguntam: "o que é Filosofia?" Mas este tipo de saber nasce por meio de uma necessidade a fim de corrigir o senso comum, que era amplamente difundido na Grécia. Mas definir o que é Filosofia é uma tentativa inútil, pois através da História, desenvolveu-se numa pluralidade de filosofias com diferentes significados e interpretações.

O termo Filosofia provém do grego - philos +  sophos, que é amor a sabedoria. O filósofo é aquele que ama o conhecimento e está na busca incessante pela verdade.
Mas a Filosofia ao longo da História ganhou significados variados. Na concepção de Kant, a Filosofia é o saber que visa estudar a possibilidade do conhecimento. Mas o saber filosófico vai muito além disso, pois é uma ciência que abrange o estudo de todas as coisas, sem qualquer exceção cognoscível.


Mas ainda nos perguntamos, do que a Filosofia se ocupa realmente? Mas podemos perguntar, e a Física, do que ela se ocupa? a Biologia e a Matemática? Estes são conhecimentos ou ramos do saber que faziam parte da Filosofia e se desmembraram no decorrer da História. Tornaram-se ciências independentes.
contudo, a Filosofia não possui limites, mas inquire para além de todos os limites traçados em busca de algo como todo, questionando qualquer tipo de conhecimento. A Filosofia possui uma infinidade de objetos de estudos, mas seu objeto principal é investigar a essência do conhecimento humano, por meio da razão.


O conhecimento filosófico não se restringe a um único objeto, mas todas as coisas do mundo pertencem a indagação filosófica. Ela é, assim podemos dizer, a ciência mais nobre do saber humano. A Filosofia é altamente erudita. É um tipo de saber que se assoma nas mais altas camadas da sociedade pensante e preocupada com o conhecimento e com a cultura.
Com a Filosofia, de modo genérico, é um tipo de saber com o qual se tenta dar respostas às questões mais relevantes da vida. Mas as formulações como: "quem sou?" "Donde venho?" e "para onde vou" são formulações cruciais da indagação filosófica e estas são questões que ela tenta solucionar.
Em suma, definir o conceito de filosofia não é uma tarefa simples, mas a filosofia pode ajudar em todos os ramos do saber, a fim de desenvolver o conhecimento e  buscar a verdade. De modo genérico, a Filosofia é a ciência geral de "todos" os seres que visa buscar a verdade última de todas as coisas.

Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...