Veja a lista dos 20 alimentos que rejuvenescem e nutrem a pele


Confira os 20 alimentos que rejuvenescem e nutrem a pele Carlos Macedo/Agencia RBS

Publicado no Diário Catarinense, a lista dos 20 alimentos que rejuvenescem e nutrem a pele pode ser uma ótima alternativa alimentar se você se preocupa com sua aparência de pele. Muitas pessoas, principalmente as mulheres, costumam passar variados cremes de beleza, além de tratamentos caríssimos, sendo que o efeito dos alimentos são mais promíscuos e com resultados melhores. Pois o que ingerimos faz mais efeito do que passamos no rosto externamente.
Na frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina: "que seu remédio seja alimento e seu alimento seja seu remédio". Mas muitos nutricionistas pregam que uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a exercícios físicos regulares, é o meio para prevenir doenças e envelhecimento precoce.
Confira a lista dos alimentos que garantem uma saúde esmerada e nutrição da pele. A jovialidade é ainda considerada o maior desafio das pessoas, sendo que todos querem serem jovens, dispostos a vida inteira. Mas o que determina essa vigorosidade jovial e com uma boa aparência são os alimentos, que controlam nossa vida e nosso equilíbrio.


O melão é riquíssimo em água e possui baixo teor de açúcar. Uma ótima opção para hidratação da pele. Melancia e abacaxi também funcionam.


O brocólis possui carotenoides que preparam e protegem a pele do sol


A macadâmia é uma das poucas fontes de ácido palmitoléico, ou ômega 7, com altíssimo poder hidratante.


Quando bebido quente, o chá verde libera catecol, antioxidante muito eficaz. Combate os efeitos nocivos dos radicais livres e ajuda a hidratar.


Além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce é fonte de vitamina C, o que significa pele firme e rejuvenescida.


A soja contém grande quantidade de proteínas, o que auxilia na firmeza da pele. E o ácido hialurônico, que traz mais elasticidade.


A chia é fonte de proteína e ômega 3, um potente anti-inflamatório que melhora o aspecto e textura da pele, além de evitar irritações e hidratar.


O açafrão da terra tem como princípio ativo a curcumina, altamente anti-inflamatória. Melhora a textura da pele, diminui rosáceas e combate a acne.


As frutas vermelhas são ricas em cianidinas e vitamina C, o que previne o envelhecimento precoce, auxilia na formação de colágeno e diminui a oleosidade.


A cenoura é fonte de ácido lipóico, que melhora a saúde das mitocôndrias. Além de dar mais disposição, é antioxidante e turbina o bronzeado.


A gema do ovo é fonte de vitamina E e biotina, uma vitamina do complexo B que age diretamente na formação da pele, cabelos e unhas. A clara é fonte de selênio, vitaminas A e E.


O cacau é fotoprotetor, ou seja, um filtro celular natural que protege a pele do envelhecimento e do câncer, por conta dos seus polifenois.


O pepino é diurético, fonte de vitamina C e ácido fólico. Funciona como regenerador celular, além de ser cicatrizante e hidratante.


O gérmen de trigo é uma das melhores fontes de vitamina E, componente lipossolúvel antioxidante. Garante uma pele livre de sinais de envelhecimento.


Rico em vitamina C, o limão previne o envelhecimento e produz colágeno. É altamente alcalinizante, auxiliando na manutenção do PH fisiológico. Mas cuidado com o sol!


Fonte de cálcio, magnésio, vitaminas e minerais, o mel tem altíssimo poder antioxidante e anti-inflamatório. Como máscara, ainda é antisséptico, cicatrizante e calmante.


A amêndoa é fonte de Zinco, mineral essencial para a imunidade. Na pele, tem ação bactericida e impede a inflamação do folículo pilossebáceo, responsável pela acne.


O abacate é rico em vitamina E, gordura monoinsaturada e minerais, como o cálcio, magnésio e ferro. Possui alto poder antioxidante e garante textura macia à pele.


O salmão é fonte de ômega 3, um ácido graxo essecial com grande poder anti-inflamatório e antioxidante, o que melhora a hidratação e consistência da pele.


A castanha do pará possui a maior fonte de selênio da alimentação, um mineral fundamental na formação de enzimas antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres.


Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...