Quem foi Bárbara Heliodora?


Pouco se fala sobre Bárbara Heliodora, mas ela foi uma renomada inconfidente mineira, nascida em São João Del Rey em 1759 e faleceu em São Gonçalo do Sapucaí em 24 de maio de 1819. Era casado com o inconfidente Alvarenga Peixoto e Bárbara ficou conhecida nas Minas Gerais como  Heroína da Inconfidência Mineira.
Com um vocação para a poesia, Bárbara escreveu inúmeras poesias, mas seu esposo também tinha uma forte inclinação  para a escrita e quando estava na prisão, fez a sua amada Bárbara, um belíssimo poema na qual expressa toda a sua agonia longe da mulher que muito amava.
Este poema é um dos mais belos poemas da literatura brasileira:
"Bárbara Bela, do norte estrela,
Que o meu destino sabes guiar;
De ti ausente, triste somente
As horas passo a suspirar.

Por entre penhas
De incultas brenhas
Cansa-me a vista de te buscar
Porém não vejo mais que o desejo,
Sem esperança de te encontrar.

Eu bem queria
A noite e o dia
Sempre contigo poder passar
Mas orgulhosa Sorte invejosa
Desta fortuna me quer privar.

Tu entre os braços
Ternos abraços
Da filha amada podes gozar;
Priva-me a estrela
De ti e dela;
Busca dois modos de me matar.
Isto é o castigo que o amor me dá."


Passeando pelas ladeiras históricas de Campanha, é possível ainda ver a residência de Bárbara Heliodora, que mantém de pé após vários seculos de construção. Tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Minas, a residencia ainda preserva o estilo barroco e mantém as fachadas históricas originais.


Casa da Bárbara Heliodora na Vila de Campanha - MG

Bárbara Heliodora também tinha uma fazenda na Vila de Campanha, com grandes cabeças de gado e mais de 25 escravos. Bárbara e os filhos sofreram muito a infâmia imposta pela rainha dona Maria I, que residia na Vila de Campanha.
Bárbara era uma mulher nobre, filha de nobres pais e de sua residência foram tiradas valiosas baixelas portuguesas, lindos castiçais de prata, raros móveis que foram feitos especialmente para decorar sua casa, com cortinas de rendas especiais, coisas difíceis de encontrar em  residências nas Minas Gerais.



Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...