Conheça Aparecida, o maior centro religioso do Brasil*


Aparecida ou também Aparecida do Norte é referência nacional em religiosidade. Popularmente é considerada a “Capital Mariana do Brasil”. Inúmeras pessoas de todas as regiões do Brasil e de outros países procuram a cidade de Aparecida para visitar Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira do Brasil.
A cidade de Aparecida não ultrapassa os trinta e cinco mil habitantes, pois sua principal economia é o turismo religioso, que atrai milhares de visitantes e devotos ao longo do ano.


O turismo em Aparecida
Muitos devotos de Nossa Senhora vão de viagem para Aparecida para cumprir promessas, visitar as basílicas e fazer compras. Em Aparecida, os turistas e visitantes podem conhecer vários lugares, entre os principais estão a Basílica Nacional e a Basílica Velha.
O maior atrativo sobre Aparecida é visitar a imagem de Maria que foi encontrada num rio por pescadores. Os visitantes necessitam ficarem horas na fila para conseguir ver a imagem da santa que fica protegida por um vidro.


Na cidade de Aparecida, há pessoas pagando promessas e agradecendo por alguma graça alcançada. Há para os visitantes a sala dos milagres, onde estão objetos que os devotos trazem para pagar alguma promessa.
As pessoas podem passear pelas ruas da cidade ou mesmo conhecer as dependências da Basílica, pois em Aparecida há muitas novidades religiosas, sendo que os visitantes e devotos podem participar das missas, que acontecem de hora em hora e receber a benção de Nossa Senhora.
Outro atrativo em Aparecida é a passarela, que faz ligação entre as duas basílicas. Nela é possível ver pessoas passando de joelhos, o que desperta muita emoção, fé e crença nos visitantes, ao admirar as graças alcançadas por aqueles que devotam a Virgem Maria.


 As basílicas de Aparecida
No guia de viagens para Aparecida, os turistas encontram como opção obrigatória a visitação da Basílica ou Santuário Nacional de Aparecida, que é o maior templo católico das Américas. A basílica velha também é um roteiro obrigatório para quem vai à Aparecida.
Algumas curiosidades que os visitantes e devotos podem encontrar ao visitar Aparecida é a famosa história do cavaleiro que ousou entrar na igreja de cavalo. As patas do cavalo ficaram presas na porta da igreja e o cavaleiro foi impedido de entrar. 


Outra história muito difundida é o caso de uma mulher que estava dançando frevo no largo da igreja velha e ela queria entrar no templo com uma sombrinha. Quando a mulher desafiou nossa senhora, dizendo: “Quero ver que milagre essa santa pode fazer”. Ao cruzar o centro da igreja, a sombrinha escapou da mão dela e ficou presa no teto.
A ferradura do cavaleiro e a sombrinha estão no museu de Aparecida, entre outros milagres de Nossa Senhora. O museu é uma ótima alternativa para visitação.


Compras e onde comer em Aparecida
O turismo em Aparecida pode ser uma viagem de fé e de muita diversão. Em Aparecida, os visitantes e turistas podem fazer compras nas lojas e barracas localizadas próxima a Basílica Nacional. Quem vai à Aparecida, é possível encontrar muitos restaurantes com variados cardápios, para todos os gostos. Todos os restaurantes, bares e lanchonetes ficam ao acesso fácil dos devotos e turistas.

Por Guilherme Paixão Campelo


Guilherme Paixão Campelo é filósofo e escritor. Escreve artigos para diversos sites e blogs na internet, além de escrever sobre vários assuntos. Possui três livros publicados: Tratado sobre a Existência de Deus - Segundo a evolução do Espírito; Reflexões para uma Nova Filosofia - Do Pensamento a evolução do Espírito e  Complexo de Gramática Latina.

*Este artigo foi publicado em outros sites e blogs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...