Conheça as 12 festas mais famosas de Santa Catarina


Santa Catarina é um estado conhecido por sua natureza exuberante, suas belas praias, serras e vales. Além de sua arquitetura alemã e com casinhas típicas da Europa com jardineiras todas floridas nas janelas e os jardins que são uma excelência a parte.
Por isso, Santa Catarina se destaca em cultura, belezas naturais sem contar as festas tipicas que acontecem em Outubro. É um vasto calendário de festas típicas, trazidas pelos colonizadores europeus. São milhares de descendentes alemães, italianos, austríacos, açorianos, poloneses, entre outras etnias, comemorando suas tradições em diferentes regiões do estado.
A gastronomia, a música e as danças típicas, a hospitalidade e a alegria das festas de Outubro mostram as raízes destes povos e atraem, todos os anos, um número de turistas do Brasil e do mundo para Santa Catarina.


Oktoberfest

De 04 a 21 de outubro, a cidade de Blumenau recebe milhares de turistas de todos os cantos para prestigiar a maior festa do chope do país:  Oktberfest. São dezoito dias de pura alegria, regados a muito chope gelado e embalados ao som de animadas bandas alemãs. É considerada a maior festa germânica fora da Alemanha, sendo que o mundo se encontra em Blumenau para as comemorações.


Fenarreco

A Festa Nacional do Marreco acontece de 04 a 21 de outubro em Brusque. A culinária típica alemã fica por conta do "marreco recheado com repolho roxo", que faz da Fenarreco o maior festival gastronômico das festas de outubro em Santa Catarina.

Marejada

A Marejada, também chamada de Festa Portuguesa e do pescado, acontece de 05 a 21 de outubro, em Itajaí. A atração principal é a gastronomia à base de frutos do mar e do autêntico bacalhau, além disso o evento oferece como atrações os shows típicos portugueses, a feira de produtos artesanais e as apresentações do folclore açoriano.

Kegelfest

A Kegelfest, Festa Nacional do Bolão, acontece nos dias 5 a 7 e de 11 a 14 de outubro, em Rio do Sul. Sua grande atração é uma competição germânica, semelhante à bocha praticada pelos italianos, além da gastronomia à base de joelho e bisteca de porco, purê de batata e chucrute. O concurso de tomadores de chope-no-pino e aos bailes diários, animados por valsas, polcas e marchinhas também são um convite irresistível para cair na festa.


Fenachopp

A Festa Nacional do Chope acontece na cidade de Joinville, de 03 a 22 de outubro. O costume germânico de beber chope e os bailes diários nos salões da Expoville são  omaior atrativo do público. Nas ruas a alegria fica por conta do "Choppwagen", que circula distribuindo chope gratuito e anunciando as atrações da noite.

Oktoberfest de Itapiranga

A Oktoberfest de Itapiranga, primeira do gênero no estado, acontece quase na divisa com a Argentina, no Extremo Oeste catarinense. A festa é realizada em locais distintos: nos dias 6, 21 e 27 de outubro na Linha Becker, comunidade de forte tradição alemã, no interior do município, e nos dias 11 a 14 de outubro no centro de Itapiranga.


Schützenfest

A festa dos atiradores ou Schützenfest acontece de 11 a 21 de outubro em Jaraguá do Sul. Resgata a tradição dos atiradores, cuja origem remonta à Idade Média, na Alemanha. A prática do tiro como esporte é a essência da festa, com competições esportivas do tiro-rei e tiro-rainha, desfiles alegóricos e grandes bailes animados por bandas típicas.


Musikfest

A Musikfest ou Festa da Nações acontece nos dias 11 a 14 de outubro, em São Bento do Sul. As diversas etnias da cidade - alemã, italiana, austríaca, polonesa e tcheca - garantem um verdadeiro festival de pratos típicos, grupos folclóricos, desfile alegóricos, animados bailes, além de inúmeros espetáculos culturais.

Festa do Imigrante

A Festa do Imigrante acontece em Timbó, município próximo a Blumenau, de 11 a 14 de outubro. A comida típica da Itália e da Alemanha, o vinho colonial, o chope, os desfiles alegóricos e os grupos folclóricos são as principais atrações oferecidas no local.


Fenaostra

Na Fenaostra, que acontece de 09 a 14 de outubro, no CentroSul em Florianópolis, você tem a chance de saborear o melhor da gastronomia e da cultura açoriana. Além de apreciar as delícias da festa, o turista tem a oportunidade de se entregar aos encantos da Ilha da Magia, capital da qualidade de vida com mais de 100 praias e muita gente bonita.

Oberlandfest

De 18 a 21 de outubro, no Pavilhão de Eventos do Rio Negrinho, o turista pode sentir a alegria de uma genuína festa alemã. Na oberlandfest a diversão fica por conta do Concurso e Tiro ao Alvo, chope em dúzia, concurso de Serrador e outras atrações típicas.

Tirolerfest

A Tirolerfest acontece nos dias 5 a 14 de outubro em Treze Tílias, o "Tirol Brasileiro". A tradição dos imigrantes austríacos e retratada na música, na gastronomia, nas esculturas em madeira de arquitetura da cidade, no mais autêntico estilo alpino.

Por Rende Cosi

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...