Planta baixa - confira dicas de como fazer


A primeira coisa antes de construir uma casa é preciso fazer a planta, ou seja, esboçar no papel o projeto da construção. É por meio da planta da casa, que os construtores terão o ponto de partida para dar início na construção.


A criação de uma planta baixa muitas vezes poupa dinheiro e tempo, pois com este projeto é possível definir toda a estrutura da obra e com isso evitar tempo desnecessário.
Há aquelas pessoas que esboçam a planta da casa em papel simples, apenas sendo m roteiro a fim de coordenar a obra. Contudo, em construções mais sofisticadas, fazer uma planta baixa exige tempo e dias para ser projetada, além de envolver profissionais como arquitetos e engenheiros.
A planta baixa de uma casa ou qualquer construção hoje em dia não é projetada simplesmente sobre qualquer folha de papel e sim, utilizam-se programas específicos para desenhar a planta, como por exemplo, o AutoCad, Sketchup e o CorelDraw.
Para utilizar estes programas, principalmente o AutoCad, você precisa ter conhecimentos básicos de como trabalhar com eles, se você pretende fazer a planta baixa de sua casa ou mesmo projetá-la para uma reforma.
Como muitas pessoas não possuem conhecimentos sólidos com estes programas e não entendem muito de engenharia, há sites que dão uma forcinha para quem pretende fazer uma planta baixa.

Como fazer uma planta baixa


1) Para facilitar o seu trabalho, ao invés de usar complicados programas de computador, você pode acessar o serviço gratuito do site – www.floorplanner.com. Na interface do site, você deve localizar a categoria “pessoal”, que é facilmente localizado no canto superior da tela e clique no link.
2) Em seguida, selecione a opção plano de chão, pois esta opção permite fazer a criação da planta de uma casa com as opções bidimensionais e tridimensionais.
3) Depois de definir estas opções no site, clique no botão “Cadastre-se agora”.
4) Para se cadastrar, você deve obrigatoriamente fornecer seu endereço de e-mail pessoal e criar uma senha segura, para toda vez que entrar no site, você entrar diretamente na sua conta pessoal no floorplanner.
5) Por fim, após preencher todo o formulário de cadastro, conclua o cadastro, clicando em “Criar conta”.
6) No seu painel pessoal clique em “Meu primeiro projeto” e aguarde que o espaço onde será projetada planta seja carregado.


7) Após o espaço de trabalho ser carregado, você deve clicar nos botões 2D e 3D e em seguida, clique no botão “construção” e abrirá em seguida as opções de criação da planta.
8) Para começar a desenhar os cômodos da casa, clique em “Sala de empate” e depois clique em qualquer lugar do projeto para definir os cômodos da casa e vá ajustando as dimensões, movendo com o mouse os cantos tanto para dentro quanto para fora.
9) Para adicionar portas e janelas, você deve clicar no botão “Adicionar porta/janela” e arraste as portas e as janelas para o local que você escolher no projeto. As portas e janelas estarão na biblioteca do programa, basta escolher o modelo desejado e inserir na planta.


10) Para escolher um revestimento para a planta, você deve dar dois cliques em qualquer cômodo e definir o revestimento para cada cômodo da planta.
11) Para adicionar os móveis da casa, clique no menu drop-down. Em seguida, clique sobre os móveis e os arraste para o projeto. Com esta opção ha como inserir tapetes, plantas e pessoas ao projeto.
12) Por fim, salve seu projeto, clicando na opção “Salvar agora” e coloque um nome no seu projeto e clique novamente no botão “salvar” e se preferir, você pode imprimir seu desenho.
Por Guilherme P. Campelo


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...