Ser ou não ser um filósofo? Eis a questão

Resultado de imagem para Filosofia

Filosofia é um curso ou mesmo uma disciplina que causa horror em determinadas pessoas, alegando que essa ciência ou saber ocasiona a loucura ou é a responsável por despertar ideias “malucas” ou fora da realidade.
O termo Filosofia é originário de dois termos do grego clássico – sophia e sophòs, que podem ser traduzidas por amor a sabedoria. Portanto, os filósofos são amantes da sabedoria, a cultiva como sendo a norteadora para o entendimento da realidade.
Francis Bacon proferiu que "se saber é saber pelas causas" e esse é o real papel da ciência filosófica, que visa atingir o cerne do conhecimento, tentando atingir a verdade última de todas as coisas. Em outras palavras, a Filosofia pode ser sintetizada como a propulsora do galardão, ciência que busca a verdade última de todas as coisas. Estuda a possibilidade do conhecimento, de acordo com Immanuel Kant.
A Filosofia se destina a investigar todas as coisas, desde uma simples bactéria até a dimensão do universo, propondo hipóteses sobre a existência de Deus, assim como contrapondo sua existência, criando uma esfera alucinante e altamente perigosa. Seu uso por mentes insanas pode ser um verdadeiro desastre.

Resultado de imagem para Filosofia

A audácia do saber filosófico é sem dúvida, sua energia vital, que perpassa os séculos, vencendo uma batalha de 2.500 anos, aproximadamente. A Filosofia tenta se infiltrar em todas as esferas do conhecimento e escorrega para um verdadeiro precipício em busca de respostas e resolução de problemas. A ciência grega então é audaciosa e destemida, chegando quase ao fundo do abismo da verdade e retorna à realidade trazendo em seu bojo uma infinidade de questões, até hoje sem solução palpável.
Pode-se dizer que a Filosofia é a espinha dorsal de todas as ciências, ou seja, os conhecimentos científicos são ramificações da Filosofia. A rainha de todos os saberes se assenta sobre o trono da “verdade” e rege um reinado sem precedentes.
Dessa forma, a Filosofia é responsável por atear fogo nos problemas de qualquer espécie e cabe às ciências conter as chamas. A Filosofia é a ciência mais nobre do saber humano, pois ela é erudita.

Fazer ou não Filosofia

Muitos a consideram uma disciplina complicada, as vezes mais temida que a própria física ou complexos cálculos de matemática. Os alunos em geral a considera coisa sem nexo, não servindo para nada. Alguns céticos em questões filosóficas veem na filosofia uma razão desnecessária. Outros menos informados encontra na Filosofia uma imposição astronômica de “porquês”, resumindo necessariamente as perguntas mais óbvias e desafiadoras para o ser humano: “Quem sou? ”, “Para onde vou? ”, “Quem é Deus? ” e “o que o homem?”
Pensar talvez seja uma das tarefas mais árduas do ser humano, e a Filosofia incomoda pelo fato de pensar sobre as coisas e automaticamente emitir uma reflexão sobre o que se pensou anteriormente. Não é um tipo de achismo ou impor uma ideia definitiva sobre qualquer coisa.
O conhecimento filosófico está delimitado pela incerteza, pela hipótese ou crença subjetiva que ainda carece de comprovações hipotéticas, sendo que a qualquer momento uma determinada teoria em Filosofia possa cair por terra e ser substituída por outra mais aceita e verdadeira. A Filosofia é uma ciência humilde, que sabe reconhecer seus erros e está consciente que a qualquer momento algum de seus legados poderá, implacavelmente, desmoronar como um simples castelo de cartas.
Mas, a Filosofia fuça, revira, mete o bedelho em todas as coisas que existe no mundo, nada escapa a sua eterna investigação. A astúcia e coragem diante da monstruosidade em que se configura o conhecimento é na verdade, a energia vital da Filosofia, colocando-a num patamar superior, pois sem ela, muitas coisas atualmente não existiriam.

A filosofia é realmente complicada?


Infelizmente a Filosofia é ensinada de forma errada nas escolas regulares, ganhando proporções pejorativas e as vezes inconspícuas. Muitos professores simplesmente passam aos seus alunos resumos, vídeos, debatem sobre violência, drogas, aborto, política entre outras coisas, até mesmo o amor, a paixão e namoro estão em pauta. Isso tudo faz parte da Filosofia, mas ainda carece de ensinar a verdadeira função desse conhecimento. Ensinar o que há de belo por detrás desses temas que as vezes parecem sufocantes e chatos. Por essa razão, a Filosofia se torna balela, sem importância, coisa para loucos.
Sim, a Filosofia é um curso bem complicado, demasiadamente complicado para mentes enfermas e sujeitos ignorantes. Acredita-se que uma graduação em Filosofia esteja no mesmo nível de dificuldade que os cursos de medicina e engenharia. Sendo, a graduação em Música, o curso universitário mais difícil do mundo.

Grades curriculares e suas dificuldades


Primeiramente quem cursa Filosofia, inicia-se pela Introdução à Filosofia, que é bem fácil, pois é uma explicação geral do que é Filosofia, investiga o Mito, a verdade, o bem e o mal. É um tema bem agradável de se aprender, sendo, portanto, uma almofada bem macia para as próximas ramificações que prometem inverter a lógica das coisas.

História da Filosofia


É um tema também bastante simples, onde os estudos vão fazer um passeio fascinante pela história do pensamento. É preciso muita dedicação para entender os filósofos clássicos, como Sócrates, Platão e Aristóteles entre uma infinidade de pensadores. Seria passar a vida toda estudando cada um deles.

Ética


É um tema que explora facetas importantíssimas da Filosofia. Considerada um ramo médio em nível de dificuldade. A Ética é bem vasta e complexa, envolvendo temas como o bem e o mal, a moral, os costumes e uma série de comportamentos e atitudes éticas e não éticas que você já tenha vivenciado.

Cosmologia


Ramo da Filosofia complicadíssimo. A Filosofia do Mundo é uma área do saber humano que explora dimensões astronômicas. Para aqueles que simpatizam com Astronomia, a Cosmologia é uma área bem interessante. Contudo, seu campo de exploração não limita somente ao cosmos, mas sim a dimensão microcósmica do mundo, envolvendo, por incrível que parece Charles Darwin e a Evolução das espécies. Coisa para ninguém colocar defeito, sabe?!

Resultado de imagem para lógica

Ontologia ou metafísica


Aqui é onde a porca torce a diminuta cauda. Ontologia é considerada, segundo Platão, o coração da Filosofia, sendo considerado o ramo mais complexo e difícil da Filosofia. Estudos amplos do ser, ente, potência entre outras temas que deixam qualquer bom cristão de cabelos em pé. A Metafísica vai além das coisas da física, ou seja, suas investigações vencem os limites da matéria e atinge mundos superiores, a transcendência. Coisa de dar medo!

Resultado de imagem para metafisica


Lógica


O terror da Filosofia, não é a intenção desse artigo assustar ninguém, mas a Lógica é um ramo bem complicado, envolvendo tautologias, árvores da verdade, silogismos, premissas, falácias e para apimentar, a lógica está dividida em duas fases: lógica menor e maior ou simbólica. A segunda envolve cálculos tentando aferir a verdade do argumento. Mais tarde esse tipo de conhecimento deu origem a lógica de programação em informática e possibilitou técnicas de investigações em crimes, visando descobrir se uma determinada pessoa está falando a verdade ou não. Essa ciência é bem vasta, ultrapassando os limites da Filosofia e ganhando terrenos mais profundos.

Filosofia da linguagem


Dificílimo, ao meu ver. Nada contra esse ramo da Filosofia, mas entender a linguagem não é uma tarefa muito fácil. Para melhor explicar a dificuldade dessa área, analise a imagem abaixo e quando a rodinha da bicicleta, que está em posição invertida começar a girar, é sinal que você está começando a entender alguma coisa.

Resultado de imagem para rodinha de bicicleta num livro, filosofia da linguagem


Teoria do conhecimento, Filosofia da Educação e Política


São áreas bem tranquilas, sendo que a Teoria do conhecimento avança para mares mais profundos, tentando explorar todos os lados do conhecimento e sua respectiva formação, levando em conta o sujeito que conhecido e o objeto a ser conhecido. Enquanto que a Filosofia da Educação está muito ligada as teorias da Educação. Paulo Freire é bem discutido nessa área. A Filosofia política já explora a formação do Estado Político, os reis medievais, a formação da República. Essa disciplina é uma importante ferramenta para entender os problemas políticos que vivenciamos hodiernamente. Dica: O Príncipe de Nicolau Medieval é o alicerce fundamental dessa área.

Resultado de imagem para filosofia

Enfim, a finalidade deste artigo é expor as dificuldades da Filosofia em determinados ramos, sem o intuito de assustar os aspirantes ao curso de Filosofia, dessa forma, tornar-se um filósofo é preciso coragem, audácia e bom senso para não disseminar por aí ideias que ao invés de despertar progressos na humanidade, se tornam armadilhas para a atrofia do desenvolvimento científico e humano.


 Por Guilherme Paixão Campelo 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...